Partilha da CVX MAIS

Queridos amigos,

 

Fica para todos uma partilha do grupo CVX MAIS.

Ontem, foi a vez deste grupo na nossa comunidade ser responsável pela animação da liturgia na missa das 18h30, na Paróquia de S. João Baptista do Lumiar, na qual todos temos a responsabilidade de colaborar, assumindo a nossa parte desta missão da CVX SUL.

Para além dos cânticos, este grupo mostrou-nos o MAIS, partilhando com toda a assembleia uma oração universal em que a fé e a vida estiveram unidas.

Aqui fica para a rezarmos, porque tem intenções que certamente nos tocam a todos por estes dias e também como sugestão de como podemos dar mais de nós a esta Paróquia.

a Equipa Regional,

 

Oração Universal – “Rezando os acontecimentos da vida” – 4 de Dezembro de 2011

 

 

  1. PELA IGREJA

 

Realizou-se há 2 semanas na LX Factory uma Celebração da Palavra , organizada pelo CUPAV, e, onde estiveram presentes cerca de 600 pessoas. Viveram-se momentos inesquecíveis de “Homenagem a Deus” , com testemunhos do Padre Miguel Almeida , do Padre Nuno Tovar de Lemos e de vários Leigos, entre os quais um membro das CVX , a Laurinda Alves, que partilharam a sua “Homenagem a Deus” nessa noite.

 

Por toda a Igreja , pelo nosso Papa Bento XVI , que este mês andou por terras de África, pelo nosso Cardeal Patriarca D. José Policarpo , por todos os Bispos , por todos os Padres, Religiosos e Religiosas e por todos os Leigos, para que todos formem uma Igreja verdadeiramente Católica , isto é , Universal, que seja sinal para os homens do Rosto de Deus.  Com Maria , oremos irmãos ,

 

 

  1. PELOS GOVERNANTES DAS NAÇÕES

 

Esta 2ª feira que passou realizou-se uma cimeira entre os EUA e a União Europeia. Barack Obama sublinhou perante Durão Barroso que a resolução da crise do Euro é do interesse dos Americanos e que o seu País está disposto a fazer a sua parte para ajudar os Europeus a resolver o problema.

 

Nas próximas 5ª e 6ª feiras , os Chefes de Estado e de Governo dos 27 países da União Europeia reunem-se em Bruxelas numa cimeira decisiva para o futuro do Euro e da Europa.

 

Por todos governantes , de forma muito especial , pelos governantes destes 27 países da União Europeia , para que saibam colocar o bem comum e o amor ao próximo como critérios fundamentais e decisivos das decisões que venham a tomar.

Com Maria , oremos irmãos ,

 

  1. PELOS QUE SOFREM

 

Esta semana foi aprovado o Orçamento de Estado Português para 2012, porventura o orçamento de maior austeridade desde o 25 de Abril. Os cortes nos subsídios de férias e de Natal dos funcionários públicos e dos reformados começam a partir dos 600 Euro de ordenado. As previsões da OCDE prevêem uma recessão profunda , mais de 75 000 pessoas sem trabalho em 2012 e 14 % de desemprego em 2013.

 

Todos nós conhecemos pessoas próximas sem emprego. Filhos, amigos, conhecidos.

É um verdadeiro drama pessoal para quem o vive.

 

Por todos os que sofrem no corpo ou na alma . Pelos que não têm pão, pelos que não têm tecto, pelos que não têm emprego, pelos que não têm saúde, pelos que não têm Fé , pelos que não têm Amor, pelos que não têm Esperança. Com Maria , oremos irmãos ,

 

 

  1. PELOS EXEMPLOS de AMOR

 

No passado fim de semana, foi feita uma das 2 campanhas anuais do Banco Alimentar. Recolheram-se 2.950 toneladas de alimentos. Estes alimentos destinam-se a mais de 330 mil pessoas mas apenas vão dar para ajudar as famílias carenciadas durante 2 a 3 meses.

 

Leio também hoje de manhã , no DN , que o movimento “Plataforma Global” arranjou emprego para 150 sem abrigo, com a colaboração de uma empresa multinacional. Leio também esta semana , que , por semana , há entre 2.000 a 3.000 novos dadores de medula óssea inscritos no registo nacional.

 

Por todos estes sinais positivos de Generosidade e de Solidariedade de Pessoas , Movimentos ou Organizações, para que sejam sinal de Esperança e e de Amor que nos contagiem a nós e a todos os Portugueses pela construção activa do Reino de Deus já aqui e agora. Com Maria , oremos irmãos ,


  1. PELOS EXEMPLOS      de FÉ e de ESPERANÇA

 

Mas a notícia da semana que nos traz maior alegria è a que leio no DN de hoje e que refere que “Esta tarde dá-se graças a Deus pelas vidas dos seis pescadores” das Caxinas , de Vila do Conde. Depois de 3 dias à deriva numa pequena balsa no alto mar, José Manuel Coentrão, mestre da embarcação naufragada diz : “ Para mim, foi uma graça de Nossa Senhora de Fátima. Não é por acaso, que encontraram o terço lá dentro da balsa. A gente rezava-o a toda a hora” .

 

Tendo vivido 35 Verões da minha vida em Vila do Conde, e tendo observado em jovem a vida muito dura destes “caxineiros” , esta notícia diz-me muito para além do que é e representa em si mesma.

 

Por todos os que acreditam em si próprios e dão o melhor de si mesmos, e , fundamentalmente, para que Deus nos dê esta Fé de que estes pescadores das Caxinas , de Vila do Conde , foram para nós exemplo. Com Maria, oremos irmãos,

 

  1. PELO EXEMPLO de  SIMPLICIDADE DE VIDA

 

A propósito da última greve geral da semana passada , consulto o blogue da Laurinda Alves e encontro um “manifesto” escrito a 23 Novembro altamente inspirador e regenerador , que é , ao mesmo tempo , um testemunho tocante que deve ser partilhado., mais a mais vindo de figura pública e membro das CVX.

Por isso o faço aqui .. Diz assim :

 

“Já disse e repito : há 5 anos  que sou freelancer, vivo sem subsídios de férias e de Natal, nunca estive no Fundo de Desemprego (embora já tenha estado vários meses desempregada), quando trabalho ganho e quando não há trabalho não ganho um único cêntimo; passo a vida a recriar-me a, a inventar novas ideias ou novos projectos,e a tentar que outros acredirem neles e em mim.. Olho para estes anos e realizo que trabalho pelo menos 3 vezes mais para ganhar 3 vezes menos e nisto estou em absoluta comunhão com aqueles que sentem na pele a precaridade dos contratos de trabalho e a efemeridade dos projectos.

 

Tal como muitas outras pessoas que conheço, continuo a fazer muitas coisas pro bono, , a envolver-me em causas e a fazer voluntariado. Reformulei a minha vida, reorganizei as minhas prioridades e fiz o chamado downsizing. Vendi o carro e não voltei a comprar outro, ando a pé e de transportes públicos, e no geral, contenho as minhas despesas. Ou seja : estou entre os milhões de pessoas no mundo que estão a ser chamados a trabalhar, a construir e a viver de acordo com critérios mais afinados e solidários.

Por tudo isto, e não só por isso, amanhã trabalho e dou o meu contributo a este país.

 

O Evangelho de Marcos de hoje faz-nos um forte apelo a uma vida de conversão e de grande frugalidade: “andava João vestido de pêlo de camelo, trazia um cinto de ouro atado à volta dos rins e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre”. Era desta forma que João Baptista há 2000 anos se preparava para a vinda do Senhor. É da forma acima descrita que um membro das CVX dá o seu contributo para a construção do Reino.  

E nós , como nos preparamos para a construção do Reino ? Para o Natal ?

Quais são as nossas prioridades ? Qual o nosso estilo de vida ?

Por uma vida de simplicidade , de frugalidade e de humildade , ao serviço dos outros, da solidariedade e do amor ao próximo. Com Maria, oremos irmãos,

 

  1. ACÇÃO de GRAÇAS PESSOAL pelo BAPTISMO e      CRISMA

 

Ouvimos à pouco , no Evangelho de Marcos , João Baptista a proclamar que “Ele porém, baptizar-vos-á no Espírito Santo” , referindo-se a Jesus Cristo. Por extraordinária coincidência , acontece que hoje, 4 de Dezembro , faz exactamente 56 anos que fui Baptizado, e exactamente 34 anos que fui Crismado, pelo que, este é, para mim , um dia muito especial.  Gostaria de ter especialmente presente hoje aqui , os meus Pais , com quem cresci na Fé , e também dois dos  “Pais Espirituais” da minha vida , que presidiram à celebração do nosso casamento : o Padre José Manuel Rocha e Melo (que me preparou em retiro para o Crisma) , e , sobretudo, o Padre Luís Rocha e Melo , meu Padrinho de Crisma, o grande orientador espritual da minha vida, o Assistente das CVX de que fizemos e fazemos parte , e quem Baptizou as nossas Filhas.

 

Pela Companhia de Jesus , por todos os Padres Jesuítas que nos ajudaram a todos nós ao longo da vida e com quem vivemos momentos inesquecíveis nas CVX ou em tantos tempo e lugares que guardamos no nosso coração. De uma forma muito especial , pelo nosso querido Padre Luís , que foi o Assistente da nossa CVX Mais até à “Partida para o Pai”, para que sejemos dignos de honrar o seu Testamento Espiritual . Com Maria, oremos irmãos,