O CÉU É A SUL

Notícias da CVX-Sul, uma vez por mês

Nº 104 Maio de 2014

ER

A celebração da Páscoa do Senhor foi o grande acontecimento dos últimos dias. Jesus sofreu, foi morto e ressuscitou. É esta a grande alegria que nos anima, é esta certeza que nos conduz.

No primeiro encontro com as mulheres, depois da Sua ressurreição, é o Mestre que lhes (nos) diz: “Não temais. Ide anunciar aos meus irmãos que partam para a Galileia. Lá me verão.”

Foi também este desafio que nos levou a Fátima, em Assembleia Nacional, para descobrir a nova Galileia onde nos é pedido que anunciemos aos irmãos que Jesus está vivo e que nele encontramos a salvação.

O tema proposto não podia estar mais de acordo com esta mensagem de Jesus: “ Chamados às Fronteiras, Aprofundando a nossa Vocação”. É à Galileia de hoje que Jesus nos envia e é lá que teremos de ajudar a implantar o Seu Reino. Reino de paz e justiça, reino de vida e verdade, reino que já começou e que não terá fim.

E foi neste espírito que todos nós, em representação da Comunidade CVX de Portugal, procuramos discernir onde somos enviados. Do resultado deste discernimento dá conta o Documento Final, oportunamente enviado a todos.

Mas o mais impressionante daqueles dias foi participar numa imensa reunião em que, como depois ressaltou nas avaliações, independentemente das opiniões diversas de cada um, todos procuravam encontrar o caminho a seguir, criticando ideias mas nunca pessoas, no verdadeiro amor de irmãos.

É certo que teremos, provavelmente, para o futuro, de rever a forma como se desenrola a Assembleia. Mas apenas porque somos uma Comunidade em expansão e o número dos representantes cresce. E nem isto é novo. O Vaticano II não funcionou certamente do mesmo modo que o Concílio de Jerusalém…

“Não temais”, disse-nos Jesus. Por isso, partamos para a Galileia, para as fronteiras a que hoje somos chamados onde, conforme Ele nos prometeu, “lá o veremos”.

A Equipa Regional

XI Assembleia Nacional CVX Portugal

A XI Assembleia Nacional da CVX Portugal teve lugar em Fátima – 27 a 30 de Março - sob o tema “Chamados às Fronteiras – aprofundando a nossa vocação” em linha com o tema central da última Assembleia Mundial realizada no Líbano.

Conduzidos pela divina orientação do Espírito Santo, a comunidade rezou muito e debateu aquilo que são as nossas raízes e fronteiras, as especificidades da vida laical em CVX, e de que forma devemos trabalhar de forma a sermos mais fiéis a esta nossa vocação, que serviram de guião para a produção do documento final.

Durante a Assembleia Nacional também tivemos oportunidade de comemorar o Dia Mundial CVX que contou com a adesão de diversos membros das comunidades regionais e destaca-se o facto de ter sido um dia de muita festa, vivido com grande entusiasmo! Este dia viu a “passagem de pasta” para a missão de Assistente Nacional CVX e também contou com um filme preparado em jeito de comemoração dos 40 anos da CVX em Portugal.

Foram 3 dias de muito entusiasmo, alegria, oração e trabalho que culminaram com a aprovação do documento final - que irá servir de fio condutor à acção da nossa comunidade para os próximos 3 anos - e da eleição da nova equipa nacional!

Quisemos ouvir quem lá esteve e partilhar com a comunidade as perspectivas, anseios e desejos de quem vive a CVX de forma tão comprometida.

Raquel Rei (Romanos 8): A AN foi o momento de, simultaneamente, ouvir e construir a comunidade CVX-P. Ouvir as diferentes vozes, os diferentes desejos, as diferentes sensibilidades… e perceber que somos todos membros de um só corpo, que somos companheiros de caminho.

Como novo membro da EN, aquilo que mais me tocou foram os desafios lançados para os próximos anos. Gostaria que a nova equipa conseguisse estar à altura da herança destes 40 anos de História da CVX em Portugal e do trabalho das equipas anteriores e, simultaneamente, aceitasse reequacionar tudo, aceitasse testar cada opção no crisol do “é isto que mais nos aproxima do fim para que fomos criados”. Enfim… há que ser ambicioso!

Nuno Sacadura Botte (Perdidos & Achados): A AN veio na continuidade da Assembleia Mundial (AM) de 2013, beneficiando dos textos que dela emanaram, assim como da recente EXORTAÇÃO APOSTÓLICA do papa FRANCISCO. Relemos a história da CVX em PORTUGAL e constatámos o enorme crescimento, a um ritmo crescente, da nossa comunidade nos últimos anos. À volta de campos de missão e fronteiras, antecipámos o futuro com ambições e sonhos para a CVX-P.

Para o nosso mandato, as minhas perspetivas já estão muito influenciadas pelo trabalho que temos tido ao longo deste mês. A EQUIPA é iluminadíssima, está muito entrosada e sente-se desafiada a ir de encontro às recomendações da AN, com muito amor, de forma criativa, inovadora, sempre inclusiva e a mais parecida possível com a de JESUS. De entre as recomendações do DOCUMENTO FINAL a minha sensibilidade vai muito para as necessidades de formação e para a sintonia com o nosso ASSISTENTE MUNDIAL, no que respeita ao apostolado da intelectualidade contra a globalização da superficialidade. Passando, ainda, pela presença na fronteira dos divorciados e dos recasados.

João Frade (H2Ora): Passado algum tempo sobre a Assembleia Nacional (AN), a "poeira assentou" no que diz respeito a um momento intenso em CVX. Pediram-me para a reler e de seguida perspectivar o futuro, agora como membro da equipa de serviço nacional...

Olhando para trás, recordo o ter estado presente como elemento da equipa de preparação e o esforço que (todos) colocámos para que a AN corresse como o Espírito mais nos inspirasse. Recordo uma Assembleia variada, composta por gente acabada de chegar à CVX e por gente já segura de que esta é a sua forma de estar em Igreja; recordo momentos de grande familiaridade e de descoberta acerca da CVX; recordo muitas sensibilidades diferentes, próprias de todos que se sentem tocados de maneiras muito diferentes; recordo momentos de grande intimidade no Senhor, próprios de verdadeiros companheiros de caminho; recordo momentos de tensão, motivados por gente empenhada no trabalho proposto. Mas fundamentalmente recordo honestidade e sinceridade, que fui "vendo" em quem falava, em quem ouvia e em quem se preocupava em coordenar. Confesso que não regressei da AN muito preocupado com os frutos da mesma e o que se pretende de nós (CVX-P) no futuro: estou convicto de que o Senhor se encarregará de o mostrar, assim estejamos "atentos"!

Ainda assim, e por tudo o que vivemos, destaco duas certezas quanto ao trabalho futuro.

Em primeiro ligar, contribuir para crescermos como Comunidade Nacional e para aprofundarmos a consciência de sermos CVX. Isto implicará um esforço de formação de todos e (muito particularmente) de quem está há menos tempo em CVX. Só seremos eficazes no papel que o Senhor nos confia neste mundo se a mensagem que é nossa responsabilidade passar estiver presente e for bem entendida por todos... só fazendo com que cada elemento CVX sinta a CVX como o seu lugar na Igreja trará sentido a cada solicitação nossa, seja para a participação activa no seu grupo, para a frequência de um Curso CVX ou até para a co-responsabilidade financeira.

Em segundo lugar, a necessidade de comunicarmos melhor entre nós. Foi evidente para mim a necessidade de estarmos mais próximos... Uma melhor comunicação permitirá esclarecer conceitos e modos de agir, corrigir mal-entendidos e superar dificuldades, ao mesmo tempo que potenciará o que de melhor temos em cada região e em cada grupo. Isto implica um grande desafio, não só porque haverá que fortalecer as formas como já o fazemos (ao mesmo tempo que inventamos outras) mas também porque teremos de motivar outros a colaborar connosco e entre si.
Talvez a vontade antiga de formar redes apostólicas seja uma maneira eficaz de "pôr as mãos na massa" e colocar tudo isto em prática. Sem certezas finais, confio que o Senhor se encarregará de nos dar, a todos, a criatividade e um coração aberto para caminharmos juntos!

Catarina Baptista (Lux): Na Assembleia Nacional vivi momentos muito consoladores: conheci muita gente nova na CVX, muita gente já com muitos anos de CVX e revi muitos dos que mais habitualmente encontro na CVX. Na diversidade de expectativas, personalidades e desejos de cada um, o Espírito Santo soprou durante os 4 dias e conduziu-nos à unidade. Unidos rezámos, discernimos e encontrámos um caminho que agora começa até à próxima Assembleia Nacional. Destaco aqui a presença silenciosa, mas simultaneamente reconciliadora, pacificadora e construtiva do nosso novo Assistente Nacional, o nosso querido Padre Sérgio.

Francisco Malta Romeiras (CVXIL): Sendo o primeiro ano em que participei, gostava de salientar que me impressionou bastante a intensidade com que os delegados dos vários grupos viveram a Assembleia Nacional. Esta intensidade transpareceu no ânimo e na confusão dos debates, nas discussões em pequenos grupos e, sobretudo, nos grandes acontecimentos: nas missas, na eleição da equipa nacional e no Dia Nacional da CVX, que foi um dos pontos mais altos do fim-de-semana. Para mim, continua a ser surpreendente perceber como é que se constituiu, e continua a constituir, uma comunidade nacional CVX a partir de pequenos grupos disseminados por várias regiões em Portugal.

Este sentimento de comunidade alargada, em que se incluem grupos e pessoas tão diferentes que, por vezes, "só" têm em comum o desejo de seguir Jesus, de encontrar Deus em todas as coisas, e de o servir em comunidade, com o auxílio da Espiritualidade Inaciana, foi, para mim, um dos sentimentos mais consoladores deste fim-de-semana. Talvez por ser um sentimento que apontava constantemente para a universalidade da Igreja Católica de uma forma muito concreta.

Carlota Ferreira da Silva (Mas Alla): A Assembleia foi para mim um testemunho de Comunidade e uma oportunidade de fazer parte do trabalho do Espírito Santo.

assembleia-nacional-2014-participantes assembleia-nacional-2014-sala

ORAÇÃO NA CIDADE

# 4ªs feiras entre as 13:10 e as 13:30 / Capela das Irmãs Franciscanas Missionárias, Rua Chaby Pinheiro - Campo Pequeno
#5ªsfeiras, entre as 13:10 e as 13:30 / Capela do Centro Comercial das Amoreiras

e-mail: oclx@googlegroups.com / blog: oclx.wordpress.com / facebook: Oração na Cidade

A NÃO PERDER

# 1 de Junho de 2014: Conferência do Padre Geral Adolfo Nicolás – “A Colaboração no centro da Missão” | às 16h30m no Auditório do Colégio S. João de Brito, em Lisboa

# 22 de Junho de 2014: Encontro de Fim de Ano CVX | Casa de Exercícios de Santo Inácio, no Rodízio

DIZ-ME POR ONDE ANDAS

# O maior sinal de todos os tempos

http://www.essejota.net/index.php?a=vnrhrlqqvkuivvqluprhrsqhutrhqqqkqruiqjrurqrqqrrnvvqnqlqrvrqjrurn

Recomendado por Carmo Fraga (CIAO)

DIZ-ME O QUE LÊS

livro-ervamoira

# Ervamoira, de Suzanne Chantal

Recomendado por Zé Maria de Azeredo (Abba): Este belíssimo romance (histórico) acompanha a história de cinco gerações de uma família, entre 1809 e 1967, e do seu amor e dedicação às vinhas do Alto Douro e ao negócio do Vinho do Porto. Dos salões de baile parisienses aos duros e abafados socalcos do vale do Douro em pleno estio, passando pela 'mui nobre e sempre invicta cidade', é uma história em que - mesmo não se falando abertamente de Deus -, percebemos que na dedicação e cuidado que esta família dedica à 'sua' vinha, nas diferentes atribulações e celebrações que as diversas gerações vão enfrentando, e na forma como estas vão encarando as rupturas e inovações de cada época, há uma constância e uma forma de Deus estar serenamente presente, distribuindo sinais de esperança e convidando-nos sucessivamente a viver e sermos felizes.
Historicamente irrepreensível, belissimamente bem escrito, é um livro delicioso para as tardes soalheiras de fim-de-semana que se avizinham. Mas desde já se adverte quem se o aventure a ler: rapidamente sentirá um desejo inadiável de viajar pelo vale do Douro, ou acompanhar a leitura com esse 'néctar' que a Graça de Deus e o labor do homem extraem deste 'terroir' único no Mundo.

 

Nº 103 Fevereiro de 2014

ER

Ser CVX!

Ultimamente tenho-me perguntado muito o que quer isto dizer.

Somos um movimento de leigos, como há muitos na Igreja. Somos de espiritualidade inaciana; mas tantas outras pessoas o são: leigos, religiosos, pessoas individuais, comunidades. Comunidade! Acho que é a chave! Somos comunidade de leigos que vivem a sua fé, a sua vida, o seu caminho para Deus na espiritualidade inaciana.

Agora, as implicações práticas: vivo a minha vida confrontada e acompanhada por Jesus, em busca da vontade de Deus na minha vida, buscando-O e encontrando-O em todas as coisas e todas as coisas n'Ele. E ainda, faço este caminho individual em grupo, partilhando os toques de Deus nas nossas vidas e os caminhos que fazemos com Ele.

Este grupo, mais pequeno e mais íntimo, é a expressão primeira da dimensão comunitária da CVX, que não se esgota aqui. A Comunidade de Vida Cristã é uma só e formada por muitos grupos, muitas comunidades regionais, nacionais e continentais. Atrevo-me a compará-la com a Igreja, grupos, movimentos, serviços, paróquias, dioceses, congregações religiosas, conferências episcopais, etc. Inúmeras formas de organização com um único objectivo, ajudar cada um a encontrar a vontade do Pai na sua vida.

É este o significado da comunidade nacional, a CVX-P, a comunhão de muitas pessoas que se apropriaram desta forma de estar em Igreja! E estar em Igreja é estar em missão. Missão de oferecer Jesus a todos, pelo testemunho das nossas vidas e por esta via facilitar o encontro de cada um com o Pai. Como Jesus fez por nós, tomando parte na Sua missão.

Resta agora perguntar-me se é isto que procuro e encontro na CVX, e se é para esta realidade que contribuo ou quero contribuir.

Se for, aproxima-se um momento privilegiado para continuar a construir a Comunidade de Vida Cristã; se não sintonizamos com nada disto, nem nos nossos desejos mais profundos, então talvez seja um bom momento para me oferecer a oportunidade de mudar, para buscar e encontrar o que Deus quer para mim, aqui e agora, na CVX e na Igreja.

A Equipa Regional

3 olhares sobre a Assembleia Nacional CVX

No próximo fim de semana de 27 a 30 de Março terá lugar em Fátima mais uma Assembleia Nacional com o desejo continuo de aprofundar os apelos lançados na Assembleia Mundial realizada no Líbano em Agosto de 2013, sob o tema “Das nossas raízes para as fronteiras”.

Membros e delegados reunir-se-ão durante 3 dias como comunidade de discernimento procurando os caminhos que o Espírito quer abrir À CVX Portugal.

Quisemos saber que expectativas rodeiam esta Assembleia e por isso desafiámos a Maria Raquel Rei (MRR), a Maria do Carmo Almeida (MCA) e o João Cordovil Cardoso (JCC) a partilharem com a Comunidade aquilo que esperam serem as principais conclusões da próxima Assembleia Nacional.

Aqui ficam 3 olhares de quem vai lá estar:

1. Depois da Assembleia Mundial (AM) no Líbano sob o tema "das nossas raízes para as fronteiras", o que podemos esperar desta Assembleia Nacional (AN)? Qual será o fio condutor? Que expectativas tens?

MRR - Gostaria que a CVX-P aprofundasse as orientações saídas da AM em função da nossa realidade. Seria como que uma “tradução” das grandes linhas da AM para a realidade portuguesa.

MCA - Para mim, a sequência natural nesta AN será a preocupação de identificar estas fronteiras na nossa realidade, e como lhes tocar. Rezando perceber como chegar às “franjas”, um sentido de aproximação, de estarmos mais sensíveis aos que andam nas margens, aos que têm vidas menos iguais à nossa. Pessoas com um outro sentido de vida, pessoas desanimadas, pessoas pobres, pessoas sem trabalho, mães sozinhas, pessoas em solidão.

JCC - É a primeira vez que vou participar numa AN pelo que estou mais na expectativa de ver como é, como o Espírito Santo nos vai conduzir, do que ter uma ideia precisa sobre o que dela posso esperar. Mas estou certo de que será um tempo de oração que nos ajudará a ler os sinais dos tempos e a descobrir o que Deus quer que cada um de nós, e todos como Comunidade, façamos pelo nosso país e por todos com quem nos cruzamos.

2. O que é que esta AN pode trazer de novo à comunidade alargada e a cada uma das pequenas comunidades CVX?

MRR - Independentemente dos frutos ao nível das conclusões da Assembleia (que desejo que sejam muitos, claro), penso que a maior riqueza da Assembleia (e essa é garantida) é estarmos uns com os outros, constatarmos que partilhamos a mesma forma de estar e que somos, mesmo, uma comunidade. Cada Assembleia é um momento de grande crescimento do pilar comunidade. E como esse não cresce sozinho, arrasta consigo os outros dois. O fortalecimento da comunidade é uma grande riqueza para todos – a nível global e a nível das pequenas comunidades.

MCA - Fazer-nos “tremer” à palavra indiferença, mergulharmos mais na vida do outro sem medo, ficarmos mais atentos e sensíveis, mais disponíveis, mais abertos. Um maior sentido de gratidão pelo que somos e podemos com Deus.

JCC - A reflexão e oração sobre os dois textos propostos, do P. Nicolas e do Franklin, ajudarão seguramente a entender o grande desafio de sermos cristãos na vida de todos os dias, no trabalho, na política, na intervenção social; que fazemos isto em comunidade, partilhando esta forma de viver com muitos irmãos espalhados por todo o país e pelo mundo; que rezamos e partilhamos do mesmo modo que muitos outros, não apenas da CVX, mas de toda a Igreja, da qual fazemos parte e com quem colaboramos para a construção do Reino de Deus nos nossos dias; e que, alguns de nós, que são chamados a tarefas mais específicas, o fazem com a certeza de que toda a Comunidade reza com eles e lhes serve de retaguarda

3. Na Exortação Apostólica o Papa Francisco alerta para a "maior consciência de identidade e da missão dos leigos na Igreja...esta não se reflecte na penetração dos valores cristãos no mundo social, político e económico, limitando-se muitas vezes às tarefas no seio da Igreja". Esta AN vem reforçar essa a necessidade e renovar o compromisso da comunidade CVX nessa missão apostólica?

MRR - Não sei: prognósticos, só depois do jogo…

MCA - Sim, é um renovar e um tomar consciência do que de facto pomos no nosso dia-a-dia. No que vamos tocando com a nossa vida. Da importância da entrega gratuita, que fica a quem lê com os olhos do coração. O sermos presença de esperança para alguém.

JCC - Como já referi acima é absolutamente necessário o testemunho cristão na sociedade, nas suas vertentes sociais, políticas e económicas, mas também na educação, nos meios de comunicação social,etc. O Papa coloca o dedo na ferida ao referir que muitas vezes estamos mais preocupados em “trabalhar” para dentro do que para fora. Somos cristãos no nosso grupo, com os nossos amigos mas, quando se trata de estar na ribalta, o nosso testemunho acobarda-se…Penso que a AN será mais uma oportunidade de tomarmos consciência desta missão, que afinal é a obrigação de cada cristão (ou não poderemos usar este nome…) e de nos sentirmos acompanhados por todos os membros da CVX para que, seguindo o que o próprio Jesus tantas vezes repetiu, “não tenhamos medo” de dar público testemunho da nossa Fé.

4. Durante a AN será celebrado o Dia Mundial CVX. Deixa-nos uma mensagem que desafie a comunidade a participar.

MR - Vai ser muito melhor do que em todos os outros anos. Se não vieres és um tótó!

MCA - A nossa escolha é ser CVX, é por aqui que nos sentimos chamados a viver em igreja. Nós seguimos a coerência que Jesus nos mostrou com a sua vida. Vamos ser coerentes com o que acreditamos. Nesta nossa escolha o caminho é feito em comunidade. A comunidade somos todos, não é só o pequeno grupo, mas o todo. É um dos pilares deste nosso sim!

JCC - Comecei a sentir-me verdadeiramente numa comunidade mundial quando participei em 2008, em Fátima, no dia aberto. A partir de então senti que o meu pequeno grupo se alargara a uma comunidade com quem partilho o estilo de vida, de oração e de espiritualidade. Especialmente para os que ainda não experimentaram esta sensação, e que estarão mais renitentes a sair de casa, sugiro que venham experimentar este dia em Comunidade. Que venham também acompanhar aqueles que vão fazer os seus compromissos. E que se lembrem que, para facilitar a vida e diminuir as despesas da deslocação, a CVX-Sul tem uma óptima camioneta pronta para os levar e trazer, cómoda e economicamente, começando logo na viagem esta experiência de partilha. Até Fátima!

ORAÇÃO NA CIDADE

# 4ªs feiras entre as 13:10 e as 13:30 / Capela das Irmãs Franciscanas Missionárias, Rua Chaby Pinheiro - Campo Pequeno
#5ªsfeiras, entre as 13:10 e as 13:30 / Capela do Centro Comercial das Amoreiras

e-mail: oclx@googlegroups.com / blog: oclx.wordpress.com / facebook: Oração na Cidade

A NÃO PERDER

# via Sacra CVXS:  11 de Março 2014 na Igreja de S. João Baptista do Lumiar

DIZ-ME POR ONDE ANDAS

# inesperado.org: http://inesperado.org/2014/03/04/anuncio-que-vou-atras-da-liberdade/

Recomendado por Manuel Canelas (CVX-U)

DIZ-ME O QUE LÊS

L´HOMME-ECONOMIQUE-ARNSPERGER

# L'homme économique et le sens de la vie : Petit traité d'alter-économie, de Christian Arnsperger

Recomendado por Dirce Serafim (Abba): O autor é investigador no Centro Nacional Belga de Investigação Científica e professor da cadeira de ética económica e social na Universidade de Lovaina. Tem assumido uma atitude crítica em relação ao capitalismo e explora nesta obra uma alternativa assente numa reflexão filosófica sobre o sentido e o valor da existência. Fruto de um diálogo com os pensadores do “decrescimento”, o livro vai além de princípios e normas gerais e apresenta vias concretas (porventura utópicas) para se caminhar no sentido de uma organização económica e social mais sustentável, mais igualitária, mais humana.

Apesar de escrito por um académico, é um livro que me parece interessante mesmo (ou sobretudo…) para não especialistas que considerem que é importante continuar a refletir as questões económicas e sociais à luz da Doutrina Social da Igreja.

 

Notícias da CVX-Sul, uma vez por mês

Nº 102 Janeiro de 2014

ER

Dizem que o Natal é quando um homem quiser. Talvez!

Acho que entendo a mensagem. Provavelmente quer dizer-nos que a justiça, a solidariedade, o amor, a família, a comunidade, a amizade, o relacionamento mais sincero com os nossos amigos, o olhar atento aos que sofrem, a nossa disponibilidade para e ir ao encontro dos outros, e tantas outras coisas “boas”, não têm data marcada e dependem mais do querer de cada um de nós do que de preconceitos e tradições.

Concordo, mas parece-me pouco. O Natal é muito mais que isso, como sabemos. E não estou a pensar na agitação alegre das luzinhas nas árvores de Natal, das montras e das ruas iluminadas, que por vezes em Janeiro se transforma numa grande tristeza.

O Natal é um tempo de celebração, bem definido nos nossos calendários, onde a nossa alma vive, de modo ainda mais esclarecido e iluminado pelo Espírito Santo, a presença de Deus entre nós, igual a nós, em nós, em cada um de nós e na nossa comunidade. É um tempo em que a Igreja nos faz descentrar das nossas vidas e nos faz sair (... devo andar a ler muito as mensagens do nosso Papa Francisco !).

É um tempo, renovado todos os anos, em que nos recordamos que somos chamados a ir ao encontro dos outros, não apenas porque gostamos deles, mas porque aceitamos ser tocados pelo Amor de Deus, que impulsiona as nossas acções.

Tal como Deus - as três pessoas divinas [EE 102] - neste tempo de Natal somos chamados a observar as pessoas que nos rodeiam e, vendo como se afastam perigosamente do caminho que as pode levar à felicidade plena, sairmos de nós próprios e irmos ao seu encontro para que não sejam excluídos do Reino de Deus por sua própria opção.

... está bem. Natal é quando um homem quiser!

Por exemplo, a festa de Natal de 2013 da CVX-Sul, foi a 4 de Janeiro de 2014 ! E foi muito boa, como podem ler neste número do CAS.

Por exemplo, descentrarmo-nos de nós, prestando um serviço de grande simplicidade e amor, como já acontece na Oração na Cidade junto ao Campo Pequeno, vai acontecer também no Centro Comercial das Amoreiras, como a comunidade CVX-Sul pode saber em primeira mão em anúncio interno feito neste número do CAS...

A Equipa Regional deseja a toda a comunidade CVX, um bom ano de 2014 e que, mesmo entre dificuldades (?), possamos aproveitar e criar oportunidades na relação com terceiros e levar-lhes a nossa convicção, o nosso entusiasmo, a nossa fé: que Deus nasceu entre nós e que isso é bom, é mesmo muito bom!

É mesmo muito BOM!

A Equipa Regional

Festa de Natal da CVX-Sul – 04 de janeiro de 2014

No passado dia 04 de Janeiro, a Comunidade Regional Sul da CVX, celebrou o Natal no Colégio São João de Brito com os seus membros e respectivas famílias.

O acolhimento inicial foi tão bem realizado pelos Ruah. Seguiu-se a missa, celebrada na igreja do Colégio pelo nosso assistente eclesiástico, Pe. Domingos Freitas e concelebrada pelo Pe. Manuel Morujão, tendo cabido aos Lux e ao Coro CVX São João Baptista do Lumiar a sua animação.

Após a missa, todos foram prontamente acolhidos pelos Mais seguindo-se um belíssimo jantar partilhado, em que as comidas e bebidas foram tão equilibradamente organizadas pelos 12+1 e Inaciados.

Mas a tão aguardada festa não poderia de forma alguma ficar por aqui. Logo a seguir ao jantar, os Hi-Fi presentearam-nos a todos com um divertidíssimo jogo de Party&Company, onde várias equipas formadas tiveram oportunidade de demonstrar a sua cultura geral e os seus dotes de mímica.

No final, a Comunidade como “arrumadinha” que é, depositou toda a sua confiança nos “A Tempo e Oras”, para a arrumação do espaço antes do final da festa.

Aqui ficam os Testemunhos de quem lá esteve:

É sempre com muito gosto e gozo espiritual que participo na festa de Natal/Reis da Cvx na nossa região sul. Para além de ser uma oportunidade de voltar a ver velhos amigos e companheiros de caminhada, é sempre um momento para ter mais presente a comunidade alargada.

Sendo eu já da "velha guarda" da CVX, foi bom ver muitas caras novas. E não está longe o tempo em que serão mais aqueles a quem me apresento do que aqueles a quem digo: " É pá ! Há quanto tempo.....".

É nestas ocasiões que dou graças a Deus de fazer parte de um chamamento que é muito maior do que eu e que a comunidade cresce, se renova e vai passando testemunho.

Senti-me também desafiado pelas palavras do Papa, evocadas na homilia da missa. Na exortação convida-nos a actuar nas coisas simples em vez de estarmos na posição do "treinador de bancada" a conjecturar o que se "devia"...."podia".... e outros "ias.."

Pequenos passos, pequenos gestos, alimentados mais pelo que significam do que pelos resultados, mudam o mundo. Mãos à obra e um Bom Ano para a CVX Sul.

Miguel V. Freitas (A Porta)

Foi na véspera do Domingo da Epifania que fizemos a nossa festa de Natal CVX Região Sul mas, mais prosaicos que os Reis magos, as nossas ofertas consistiram em tartes, bolos e sumos.

Apesar de já ter começado o percurso de iniciação há mais de dois anos, foi a primeira vez que fui a uma festa de Natal ou encontro da CVX-Sul. A minha expectativa era alta pois achava que ia consolidar a minha identificação com esta comunidade, já fortemente sentida em relação ao meu grupo quinzenal.

E de facto assim foi, pude confirmar que os terrenos e linguagem que vivemos são partilhados e espalhados por uma comunidade mais alargada, ou não fosse o mesmo Espírito que nos sopra e indica o caminho a seguir.

Fiquei especialmente feliz por ali experimentar alguns dos sentimentos que mais me fazem sentir integrado nesta comunidade: a boa disposição e a alegria.

Começando logo pela homília, em que o Padre Manuel Morujão nos fez meditar na Exortação Apostólica da Alegria do Evangelho do Papa Francisco e nos seus neologismos que nos incitam à acção e à missão. A alegria continuou a ser vivida no convívio comunitário que se seguiu e que ainda culminou num jogo criativamente elaborado pelo grupo “Hi-Fi”.

O meu entusiasmo inicial foi portanto perfeitamente justificado e ficou reforçado o sentimento de pertença a uma comunidade que não monta tendas e se instala, antes parte, com alegria, em missão cristã no dia-a-dia.

Gonçalo Barreto (A Tempo e Oras)

Quando me pedem um testemunho parece-me sempre complicado transmitir o que foi vivenciado. É como que um sentimento/receio de que algo ficará de fora.

Fazendo parte de uma "CVX iniciação", foi com este receio que parti de casa em direção à missa e jantar de Natal das CVX região sul. Aí chegado, cedo percebi que estava entre muitos (desconhecidos) de uma grande família que se dá. E numa família, não há como ficar de fora! Obrigado.

Francisco Alves Mendes (CVX Iniciação)

natal 2013

missa-natal-1

missa-2

missa-3

 

ORAÇÃO NA CIDADE

A Oração na Cidade começou em maio de 2012, oferecendo um momento de encontro com o Senhor, no meio da cidade e no meio dos afazeres diários. Está aberta a todas as pessoas de boa vontade, em particular àquelas que sentem maior dificuldade na oração ou, no limite, nem sequer rezam. O modelo de oração é simples: inicia-se, pontualmente, às 13:10 e termina, pontualmente, às 13:30. A oração é lançada a partir de uma das leituras do dia, com três pontos de para reflexão, na linha da espiritualidade inaciana.

A capela abre às 13:00 e fecha um pouco depois das 13:30.

Durante este tempo fomos apoiados por muitos grupos CVX na preparação e na leitura dos pontos de oração. Contámos ainda com a ajuda de voluntários que chegaram mais cedo para preparar o espaço, a música, e para fazer o acolhimento das pessoas, oferecendo os textos e o sorriso.

Recebemos muitas palavras de agradecimento, pessoalmente, por email ou nas redes sociais, o que nos leva querer continuar, evoluir, e chegar mais longe.

Contudo, nem tudo correu bem. A pouca afluência que a Oração na Cidade tem vindo a registar, particularmente desde outubro, leva-nos a questionar se haverá outros locais onde mais pessoas possam tirar proveito desta iniciativa. Sentimos que estamos num ponto de viragem em que a sua continuação depende da expansão pela cidade.

Assim, foi com muita alegria que recebemos a notícia de que alguns membros da CVX se disponibilizaram para organizar uma Oração na Capela das Amoreiras. Terá lugar todas as quintas-feiras (no Campo Pequeno realiza-se às quartas) entre as 13:10 e as 13:30, a partir de fevereiro.

Para que possamos crescer, precisamos de um maior envolvimento da comunidade CVX, quer seja na preparação das orações, quer em oferecer o seu tempo para as tarefas no local, Campo Pequeno ou Amoreiras, e até mesmo na constituição de um novo grupo que garanta a presença da OC noutros locais da cidade.

Caso queira colaborar connosco, contacte-nos através de oclx@googlegroups.com

Quartas-feiras, entre as 13:10 e as 13:30 / Capela de Santo António, Campo Pequeno
Quintas-feiras, entre as 13:10 e as 13:30 / Capela do Centro Comercial das Amoreiras
e-mail: oclx@googlegroups.com / blog: oclx.wordpress.com / facebook: Oração na Cidade

E SEMPRE

# Missa em S. João Baptista do Lumiar: 1º Domingo do mês: 2 de Fevereiro 2014

DIZ-ME POR ONDE ANDAS

# Lugar Sagrado - http://www.lugarsagrado.com/ 

Recomendado por Leonardo Peres (CIAO)

DIZ-ME O QUE LÊS

Livro-caminho-menos-percorrido

 

 

 

 

 

 

# O Caminho Menos Percorrido, Scott Peck, Sinais de Fogo

Recomendado por Miguel Pedroso de Lima (HI-FI): "Este Escrito na década de 70, a pertinência deste livro não só perdura até hoje como se vem ampliando. Apresenta o desenvolvimento espiritual como caminho de felicidade individual. Mesmo que intemporal, o tema responde singularmente ao nosso tempo, ávido de sentido, ainda que disso se possa não ter plena consciência. Tem-me ajudado a estender o entendimento na minha vida interior quanto ao amor e amizade, disciplina e preguiça, graça, evolução, maldade… É um livro fascinante e desinstalador, daqueles cuja leitura surte consequências na vida prática. Leia-o (sobretudo se tiver preguiça de o fazer)!"

 

Notícias da CVX-Sul, uma vez por mês

Nº 101 Novembro de 2013

ER

A nossa Assembleia Nacional, apesar de parecer ainda distante, está já próxima e por isso urge começar a prepararmo-nos interiormente para ela.

Desde já, somos desafiados a rezar os candidatos que iremos propôr para este serviço a todos, que é formar a próxima Equipa Nacional, a linha da frente da CVX-P. A oração pessoal e a partilha em cada grupo dos nomes a propôr, conduzirão a uma eleição certamente mais discernida, mais participada e mais comprometida.

Após esta etapa, somos convidados a centrar a nossa oração pessoal e conjunta, em cada grupo, no próprio lema da Assembleia Nacional: "Chamados às fronteiras - aprofundando a nossa vocação". Este lema é a continuidade que agora vamos dar em Portugal ao lema da Assembleia Mundial: "Das raízes às fronteiras", que decorreu em Agosto passado em Beirute e que tão entusiasticamente e vivamente foi recontada pela Teresa e pela Tintão no ínicio de Novembro.

 A Assembleia Nacional decorrerá entre 27 e 30 de Março de 2014. Será certamente um momento de grande alegria, onde teremos a oportunidade de conhecer e conviver com 2 membros de cada um dos grupos da CVX-P mais intensamente (só da nossa Região estamos a contar com cerca de 130 presenças!) e de com a força do Espírito Santo fortificarmos e aprofundarmos o rumo da CVX-P.

No penúltimo dia da Assembleia, dia 29 de Março, celebramos o dia Mundial da CVX e contamos que só da Região Sul compareçam cerca de 700 pessoas, ou seja todos os membros da CVX-Sul. Todos estamos convidados a participar nesta festa nacional que será celebrada simultaneamente em toda a CVX Mundial.

Eu já marquei estes dias na minha agenda e no meu coração. E vocês?

 

A Equipa Regional

ASSEMBLEIA DE RESPONSÁVEIS – SOUTELO, 5 e 6 de Outubro de 2103

Confesso que saí de Lisboa um pouco apreensivo. Afinal era a minha primeira participação numa AR e nem sabia muito bem o que isso era...

Acrescia que não tinha uma ordem de trabalhos, uma agenda, o que quer que me pudesse situar um pouco mais dentro do que se iria passar. Apenas sabia que iria ter ecos da última Assembleia Mundial... Mas também sabia que o Espírito sopra onde quer e, por isso, não estava muito preocupado.

Chegamos à Casa da Torre para jantar, na sexta, e comecei a conhecer outros, que entretanto iam chegando. Depois do jantar resolvi reler os 4 documentos que tinha sobre a Assembleia Mundial mas, confesso, fiquei retido nas 16 páginas, densas, profundas, rezadas, que constituem o texto sobre os Desafios para a Missão CVX. E nestes desafios, adormeci.

Sábado, após a oração inicial que nos "aterrou" no serviço a que tínhamos sido chamados tivemos um relato bem vivo, na 1ª pessoa, sobre a Assembleia Mundial no Líbano. A Teresa e a Tintão souberam não apenas contar-nos o que se passou mas também integrar-nos no espírito daquilo que viveram. Sentimos as dores dos nossos irmãos Sírios e Egípcios - falem de nós, rezem por nós, nos vossos países e nas vossas comunidades, pediram eles - vimos a alegria de uma criança e acompanhamos os temas que foram propostos.

Esta apresentação levou-nos aos 4 documentos que tínhamos recebido: o que já referi acima, de Franklin Ibañez, a homilia do nosso assistente mundial, P. Adolfo Nicolas sj, a comunicação sobre a Colaboração, pelo P. Anthony Silva sj, e o Documento sobre o Corpo Laical Inaciano. Dividimo-nos em quatro grupos e a cada um de nós, de acordo com o seu grupo, foi pedida a leitura rezada do documento que lhe coube. Depois, novamente em grupo, demos conta de 1- o que mais nos tinha movido interiormente, 2 - quais os aspectos do documento que reflectem o que já procuramos ser na CVX-P e quais constituem importantes desafios e 3 - o que e como fazer para melhor responder a esses desafios (ao nível dos pequenos grupos, regional e nacional).

Em plenário partilhamos, depois, as nossas conclusões. As ideias chave que me ficaram relativas ao Corpo Laical Inaciano foram a resposta à vocação laical através do compromisso, do discernimento e da partilha de responsabilidade usando as ferramentas da Espiritualidade Inaciana que nos caraterizam. No que se refere à homilia do P. Nicolas retive a necessidade de escutar e discernir, para agir com profundidade, usando a linguagem da sabedoria como ponte para as pessoas do nosso tempo. Relativamente aos Desafios para a Missão ressaltaram, como linhas de força, a necessidade de redescobrir a "invisível santidade dos leigos", a consciência de que a missão de todos e cada um de nós está em casa, no trabalho, na vida social e política e que é aí que se tem de basear a missão CVX; que alguns são chamados a outras missões - será que fazemos tudo o que podemos? - e que a CVX se pode envolver institucionalmente em missões de cariz mais geral. Finalmente, sobre a Colaboração, ficou a necessidade de conhecer (a vocação laical CVX e as diferenças entre a Espiritualidade Inaciana CVX e Jesuítica) e comunicar (quer dentro da CVX quer com a Companhia de Jesus) para poder colaborar de forma eficiente.

E terminamos o nosso dia em união com Cristo na Eucaristia celebrada pelo P. Mário Garcia sj.

Domingo foi dia de falar da Assembleia Nacional e de pensar a melhor forma de explicar a todos a sua importância. Depois do almoço foi o regresso a casa, cheio desta participação e grato ao Pai que lá me levou.

João Cordovil Cardoso (“4ª Sim, 4ª Não”, ER Sul)

Pedi também ecos também a outros participantes. Aqui ficam os seus testemunhos:

 

#  “Vejam como eles se amam”.

Bem poderia ser este o mote para a reunião de Assembleia de Responsáveis da CVX P em que estivemos. Foi um prazer para nós, Equipa de Serviço Regional de Braga poder, em articulação com a equipa do Porto, receber na Casa da Torre (em Braga) os nossos companheiros CVX e testemunhar a convivialidade dos que se conhecem no Senhor.Num clima de oração e partilha repleto de sol foi muito bom poder sair da rotina, e da cidade, e rumar à tranquilidade da natureza. Se entre as palavras chave do encontro estão a simplicidade, o aprofundar das nossas raízes e movimento até às nossas fronteiras, pessoais e enquanto comunidade mundial, a Casa da Torre não poderia ter sido cenário mais adequado. Além de que demos um passo adiante num dos reptos da última Assembleia Mundial: a colaboração, bidirecional, com a Companhia de Jesus...

... ocupamos-lhes uma casa, por uns dias. Sara Isabel Magalhães – “Genéricos”, ER Braga

 

#  Foi um fim-de-semana muito interessante, aquele que vivemos em Soutelo nos dias 5 e 6 de Outubro. Com a Assembleia Mundial como ponto de partida partilhámos experiências e procurámos perceber quais os desafios a que a CVX deve dar resposta e a melhor forma de o conseguir. Pelo meio, reflexões animadas, tempos de oração e de passeio, pela belíssima “casa do Torre” que nestes dias de Outono ganha um encanto muito próprio. Do fim-de-semana trazemos ideias e uma força renovada para trabalhar mais de perto com cada grupo da nossa região e assim faze-los sentir parte deste todo. Gonçalo Lourenço – ER Beira Litoral

#  As Assembleias de Responsáveis são sempre momentos especiais de encontro e partilha sobre como, em cada região, a nossa comunidade vai fazendo caminho, e também de clarificação sobre os desafios que vamos sentindo de nos organizarmos melhor para melhor servir. No princípio de cada ano CVX, já se tornou hábito prolongarmos estes encontros por um fim de semana, para um tempo mais lento de oração e reflexão conjunta  sobre questões de fundo da vida da nossa comunidade.

Esta Assembleia teve contudo um sabor especial, influência evidente do ambiente tranquilo e envolvente da Casa da Torre, em Soutelo e do facto de haver muitos elementos novos das recém eleitas equipas regionais de Braga, Beira Litoral, Beira Interior e Sul. Tendo por base a partilha da experiência da Assembleia Mundial, procuramos compreender, através da leitura rezada e da discussão de alguns dos documentos apresentados na Assembleia, quais os conteúdos essenciais a ter em conta na preparação da Assembleia Nacional, em Março de 2014. Foi um tempo de trabalho intenso, rezado e muito divertido, carregado de bons frutos. Um momento muito consolador de nos sentirmos comunidade em busca de ser MAIS.Teresa Sabido Costa – “Ruah”, EN

JCC7072   IMGP4263   JCC7089-2                       

ORAÇÃO NA CIDADE

Todas as 4ªs feiras entre as 13h10m e as 13h30m na Capela das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria - Rua Chaby Pinheiro, junto ao Campo Pequeno

oraçao-na-cidade-08-05-20121_400

E SEMPRE

Missa em S. João Baptista do Lumiar: 1º Domingo do mês: 1 de Dezembro 2013

DIZ-ME POR ONDE ANDAS

http://verparalemdolhar.blogspot.pt/ 

Recomendado por Rita Sacramento Monteiro (Hi-Fi)

DIZ-ME O QUE LÊS

Entrevista Exclusiva

Entrevista Exclusiva"

Papa Francisco - Entrevista Exclusiva - Edição das Paróquias Baixa-Chiado"

Recomendado por Pedro Tomás (A Tempo e Oras): "Este livro descreve ao pormenor a entrevista dada pelo Papa Francisco ao P. Antonio Spadaro, S.J., director da revista dos Jesuítas "La Civiltá Cattolica". Tocou-me especialmente a simplicidade e humildade como se descreve a ele próprio e porque se fez jesuíta. Fala-nos a todos ao coração, ajudando-nos a procurar e encontrar Deus em todas as coisas."

 

Notícias da CVX-Sul, uma vez por mês 

Nº 100 Outubro de 2013

ER

Mais um ano CVX começa a tomar forma…

Com a Equipa Regional renovada e reforçada e com o olhar agradecido por todo o trabalho dos que nos precederam, com o fervilhar de expectativas próprias da época, prepara-se o lançamento das propostas para este ano!

Sob a bandeira de Cristo e com o olhar posto em Santo Inácio, arregaçamos as mangas e pomo-nos ao serviço do Reino, cada um na missão que lhe foi confiada.

E que desafios para este ano?!

Em finais de Outubro, o arranque do PerCurso de Acolhimento e Iniciação à CVX, agora já no seu 4º ano e, este ano, sob a direção do Jorge Parola, animador do grupo ‘Mais’.

Para o Jorge e para o grupo de empenhados animadores da Iniciação, o papel de conduzir e formar os nossos ‘noviços’! A todos nós, cabe a responsabilidade de acolher o número crescente de pessoas que procuram seguir a Cristo e encontrar o seu lugar na Igreja através da CVX – acolher pelo esforço de a por na formação de cada um, pela fidelidade à nossa identidade de Leigos Inacianos e também muito pela nossa entrega!

Em Novembro, o Curso de Animadores, que tanto tem contribuído para alicerçar o crescimento da nossa Comunidade e a nossa própria identidade. De muitos que de lá vêm com os olhos ainda a brilhar, ouvimos que é ‘life changing’ – uma abertura imensa de horizontes e do que é ‘ser’ CVX!

Em Março, a Assembleia Nacional, em que procuraremos passar à prática da CVX-P os frutos da Assembleia Mundial do Líbano deste Verão – reconhecermos as nossas raízes e aceitarmos o desafio de nos projetarmos até novas fronteiras.

E, ao longo de todo o ano, a Escola de Animadores – “Construtores da Comunidade” – a Oração na Cidade, projecto da CVX aberto a todos, a preparação e animação da missa dos primeiros Domingos de cada mês na Igreja de S. João Baptista do Lumiar, missão que nos foi confiada e na qual nos queremos empenhar.

E, por último, mas nem por isso o menor desafio, a unificação da Fé e da Vida, através da partilha rezada da Vida, do apoio mútuo em cada um dos grupos e do envio em missão, por vezes discreta, mas sempre presente, à semelhança do fermento na massa ou do sal nos alimentos…

A cada um dos grupos da CVX Sul e a cada um dos seus membros, pedimos a oração pelos bons resultados de todo este valoroso trabalho que nos espera e desejamos um excelente ano de santificação em CVX!

A Equipa Regional

ASSEMBLEIA REGIONAL – RODÍZIO, 22 de Setembro de 2013

Começámos com a Ana Melo que começou por nos relembrar o lema escolhido pelo Papa Francisco para o escudo papal, “Miserando ataque eligendo” (“O olhou com misericórdia e o elegeu”) par nos dizer que é sempre a misericórdia de Deus que nos traz aqui. E de facto, foi. Que outra coisa nos poderia arrancar da cama a um domingo de manhã?

Foi-nos sugerido olhar para as “inspirações eclesiais” deste Verão: a Assembleia Mundial da CVX na Líbia, as JMJ do Rio… Já perspectivando a Assembleia Nacional em 2014. Mas percorremos também os caminhos de outras inspirações anteriores como a visita do Papa Bento XVI a Portugal (2010), a Assembleia Mundial em Fátima (2011) e ainda as Assembleias Regionais de 2011 e 2012.

Perscrutarmos a vida de Pedro para que nos lembremos o “quão difícil é ser pobre”.

E assim introduzimos esta Assembleia Regional, cuja intenção era a de recolher ideias/pistas para o ano.

Seguiu-se a Catarina Batista que apresentou a avaliação do ano, versão ecografia, apesar de não existir uma dimensão de respostas representativas. No geral, todas as actividades foram avaliadas de uma forma positiva.

Para fechar a manhã tivemos o Miguel Braga que nos falou da Missão e convidou a pensar neste tema inspirados pelos céus dos evangelhos e confiando no discernimento comunitário dos que nos precederam que provoca a necessidade de compromisso. Sublinhou que “a missão não é opcional nem totalmente pessoal”. Terminámos com uma conversa sobre as três missões actuais da CVX da Região Sul: animação mensal da missa da Paróquia S. João Baptista do Lumiar, Oração na Cidade e Projecto “Não me pesa o meu irmão”.

Após os típicos saborosos almoços do Rodízio, dividimo-nos por três grupos: Ir onde os outros não chegam, Opção Preferencial pelos mais Pobres e Colaboração com outros. Uma ideia se destacou claramente: a importância de nos apresentarmos ao bispo de Lisboa para a missão onde formos necessários.

Resumiu-se a Assembleia Regional em 5 palavras: colaboração, fronteiras, experiência, networking e missão.

Da missa, contou-me o David Nascimento, que pertence a uma CVX tão “fresquinha”, que ainda não tem nome,: “A missa foi agradável, as pessoas à minha volta estavam alegres e bem-dispostas. A homília foi um dos momentos mais altos. Esta debruçou-se sobre a justiça no trabalho, de ir ao encontro ao que foi acordado e cobrar apenas o que é justo ao nosso semelhante, desta forma consegue-se estabelecer pontes de confiança para o futuro e gerar novas oportunidades. No fim sentiu-se uma boa atmosfera, foi um momento de partida para as nossas vidas diárias, marcado pelo sentimento de continuação do trabalho desenvolvido pela CVX. Senti também que nos cânticos houve a participação ativa das pessoas, não só do coro, foi bom.”

Testemunhos AR:

#  Para mim o dia 22, foi um dia bem passado! Fomos recebidos com boa disposição pela equipa regional, todas as conferências da manhã estavam bem preparadas, apesar de algumas serem um pouco longas. O almoço estava óptimo, como é costume no rodízio, e foi mais um momento de convívio entre os animadores! Os três painéis de discussão da tarde eram todos muito interessantes, e pela exposição que cada grupo fez no final do dia, foram muito produtivos! Agora é necessário passar à acção!! A eucaristia fechou o dia com chave de ouro! As palavras do P. Domingos, no meu caso, tocaram-me e senti-me especial neste papel de animadora de um grupo CVX!” Ana Raquel Rebelo – XAV

#  A minha CVX permite-me sentir a companhia dos outros à medida que percorro o meu caminho espiritual. E isso é bom. A assembleia reforça esse sentimento e acrescenta o conforto de um sentimento de pertença a uma comunidade que anseia por ser verdadeiramente cristã. Gostei muito de participar! Por outro lado, talvez por causa dessa ânsia (que é positiva), pareceu-me que a CVX-Sul ainda procura compreender o seu papel no seio da comunidade eclesial, ou pelo menos esse papel não está claro para todos (para mim não está). Uma nota ainda para a ordem dos trabalhos: acho que correu bem. Devíamos apenas ter mais tempo para preparar a parte da tarde (os grupos de trabalhos) com um enquadramento prévio (talvez ainda durante a manhã ou até por e-mail na véspera). Assim teríamos mais tempo para concretizar as boas ideias que surgiram!”Pedro Fevereiro – CVX – L

#  Sou membro do grupo Xis e estive a representá-lo na nossa Assembleia Regional do dia 22 de setembro. Como é costume, gostei de lá estar pois é uma forma de ir tendo a noção e experimentar como a nossa comunidade CVX é mais alargada que a minha comunidade Xis. No entanto, e reconhecendo agradecida todo o trabalho que a equipa regional teve para organizar este encontro, terminei o dia fazendo uma avaliação algo negativa: a manhã foi muito densa com as três conferências de alguns membros da equipa regional e não teve nenhum momento para nos preparar, em grupo ou em oração, para os trabalhos que nos esperavam à tarde. Os temas eram muito densos: 1 – Colaboração com os outros (comunicação); 2 – Preferência pelos mais pobres (missão); 3 – Ir onde os outros não vão (fronteiras). São temas saídos da assembleia mundial que ainda não assimilámos e que são muito profundos no nosso carisma. Resultado, senti que o que seria mais importante como orientação para a equipa regional foi trabalhado (e pouco rezado) à pressa e não passámos de algumas ideias gerais que de pouco deverão servir para a equipa regional lançar o ano. Um abraço!”Margarida M. Ramalho – XIS

#  Foi bom encontrar uma nova equipa regional renovada para mais um novo ano. A CVX-S está a crescer de forma incrível (mesmo sem "marketing") e começamos a questionar-nos sobre o que fazer para dar mais e melhores frutos. Participei na Assembleia Regional em representação do grupo organizador da Oração na Cidade, uma das atividades mais comentadas no dia. Muitas e boas sugestões foram feitas, mas acima de tudo, ficámos com a certeza de que vale a pena não só continuar, como alargar a mais locais em Lisboa (mas nos locais certos - location, location, location). Há certamente muito trabalho a fazer, nomeadamente na divulgação”. Quem quiser colaborar com a Oração na Cidade entre em contacto com o grupo responsável através de oclx@googlegroups.com  Daniel Freitas – Sal da Terra

22092013477

Plenário

A ER para 2013/214

A ER para 2013/214

Missa

Missa

Missa

Missa

VEM DEPRESSA! VESTE-TE E CALÇA AS SANDÁLIAS!

Decorreu em Agosto passado em Beirute (Líbano), um marco importante na vida da CVX em termos de reflexão e avaliação da nossa caminhada em conjunto – a Assembleia Mundial (AM) da CVX.

Muitos temas importantes foram discutidos e rezados. Desde a visão de como a CVX pode evoluir nos próximos anos aos desafios que vão surgindo, muitos outros assuntos importantes para a comunidade foram discutidos. Ao que parece sempre sob um “sopro” claro do Espírito Santo que se foi encarregando de orientar e iluminar as delegações da nossa comunidade.

Desde então, ainda não tinha sido possível agendar uma reunião especial onde as nossas duas representantes na AM – Teresa Sabido Costa e Tintão – pudessem partilhar com a comunidade CVX-Sul tudo o que ouviram, discutiram e rezaram.

Por isso, temos muito gosto em convidar / convocar todos os membros da comunidade CVX-SUL a participarem na “Reunião Especial de Apresentação da 16ª Assembleia Mundial CVX 2013 - desafios para a nossa comunidade” a realizarno Auditório Pequeno do Colégio São João de Brito (1º andar) no próximo dia 6 de Novembro às 21h15.

ORAÇÃO NA CIDADE

#  A Oração na Cidade está de volta!

oraçao-na-cidade-08-05-20121_REFRAMED

Todas as 4ªs feiras entre as 13h10m e as 13h30m na Capela das Irmãs Franciscanas Missionárias- Rua Chaby Pinheiro, junto ao Campo Pequeno

 

E SEMPRE

Missa em S. João Baptista do Lumiar: 1º Domingo do mês: 3 de Novembro 2013

DIZ-ME POR ONDE ANDAS #  http://www.snpcultura.org/a_luta_quotidiana_pelo_fulgor.html

Recomendado por Maria do Carmo Almeida (Sal da Terra)

DIZ-ME O QUE LÊS

#  "Deus de Surpresas” de Gerard W. Hughes O Deus das Surpresas-Imag Recomendado por Concha Neyra (12+1): “Gostei muito do livro pela perspectiva que transmite sobre a religião. Mostra-nos que através de um aprofundamento do conhecimento de si mesmo se chega ao conhecimento próximo de Deus.”      

Notícias da CVX-Sul, uma vez por mês

 

 

 

 

 

99 Março de 2013

ER

 A celebração do Dia Mundial CVX está aí à porta!

Este ano com o ‘Mais’ da comemoração, com toda a Comunidade Mundial, dos “450 Anos das Comunidades Leigas Inacianas”!

Tempo para pensar as nossas raízes, fazer memória de tantos santos que nos precederam, agradecer tanto bem recebido, mas também para nos desafiarmos a olhar para lá das nossas fronteiras...

Arrancamos às 8:00h do largo junto ao Colégio São João de Brito, todos juntos de autocarro, para nos encontrarmos com a restante Comunidade Nacional em peregrinação, das cercanias de Ourém à ‘Casa Velha’.

Esperamos e desejamos que seja para todos, sobretudo, um dia de festa, de encontros e de reencontros e de consolidação do muito que nos une como Comunidade Nacional, nesta nossa forma única de seguir a Cristo na construção do Reino!

Esperamos por todos!!

A Equipa Regional 

Escola de Animadores |CVX-Sul

Em Outubro de 2012, após 1 ano de Iniciação, o Espírito Santo desafiou-me a ser animador do meu recém-nascido grupo de CVX. Aceitei!

Sabia que o animador devia apoiar o crescimento do grupo promovendo-o e animando-o na comunicação, na participação em tarefas apostólicas e mantendo-o ligado à Comunidade, bem ao estilo da CVX, como nos diz o PG2 – “Porque a nossa Comunidade é um estilo de vida cristã (…) ”

Mas as dúvidas eram (são) muitas. Que estilo de vida é este, que o distingue de outras formas de estar em igreja? Nada é deixado ao acaso, é aqui que surge a Escola de Animadores, uma forma de dar resposta a estas e muitas outras dúvidas. Com um formato quase “universitário” e “professores catedráticos” nestas matérias, neste último trimestre, foi realizado o primeiro módulo - As nossas raízes.

Neste módulo fomos compreendendo a história de Santo Inácio e a forma como ele viveu as suas dificuldades. Ficámos a conhecer a história da CVX desde as suas origens aos dias de hoje, bem como as principais directrizes elaboradas nas Assembleias Mundiais. E por último os Princípios Gerais que nos propõem uma forma estruturada de ir moldando a vida segundo a espiritualidade inaciana, crescendo pelo caminho de Santo Inácio, em maturidade cristã, através do esforço individual e apoiado na comunidade.

Para além das matérias que no curso foram expostas não posso deixar de dizer que, frequentar a Escola de Animadores, faz-me sentir, a mim e ao meu grupo, pertencer a uma comunidade de leigos em todo o Mundo com quase 500 anos de História e com um projecto muito concreto para nos fazer aproximar à vida de Jesus.

Edgar Pereira (A Tempo e Oras)  

Via Sacra CVX – Igreja de São João Baptista do Lumiar, 19 de Fevereiro

Foi na Igreja de São João Baptista, no passado dia 19 de Fevereiro, que a Comunidade Regional Sul realizou a Via-Sacra com a presença de mais de 100 membros e cerca de 20 Grupos CVX!

A meditação do mistério da Cruz do Filho de Deus foi uma cerimónia muito bonita e profunda, convidando todos os presentes à oração e ao compromisso inevitável e expresso nas palavras de S. Paulo: “Cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu Corpo, que é a Igreja (Colossensses, 1,24)”. Pois foi precisamente dessa Cruz que surgiu uma nova esperança para a Humanidade!

O Padre Alberto de Sousa conduziu esta bonita celebração dando o mote para uma Via-Sacra profundamente consoladora e renovadora. Agradecimento especial aos Grupos que proporcionaram uma Via-Sacra de enorme beleza e intimidade com Deus Pai.

Aqui ficam testemunhos de quem lá foi:

#  Viver a proposta duma Via-Sacra é sempre acompanhar e ter compaixão. A Via-Sacra deste ano da CVX Sul, propunha novamente, esta partilha do caminho de Jesus até à cruz. Conseguimos fazê-lo, porque conhecemos a glória da ressurreição, mas também o fizemos melhor porque juntos numa espiritualidade que nos diz “Em tudo Amar e Servir”, até na dor, até no sofrimento, até no nada fazer sem ser acompanhar. Somos peregrinos com Inácio, nesta via de dupla face de um Amor atravessado pela dor. Do horto ao sepulcro, percorremos a humanidade ferida de Jesus com a certeza do sentido do caminho. Motivados pela vontade de Lhe fugir cada vez menos, de O negar cada vez menos, de O julgar cada vez menos, de O condenar cada vez menos nos gestos da nossa vida.

Revemo-nos nos adormecidos discípulos, nos que prendem e traem Jesus, nos que O julgam, em que O nega, em quem O condena, em que O flagela, em quem troça Dele, em quem Lhe coloca a cruz aos ombros, em quem se aproveita do pouco que tem.. Mas também nos identificamos com quem não O abandona, com quem Lhe carrega a cruz, com quem O chora, com quem se arrepende e Lhe pede salvação e com quem O Ama e se dispõe para a missão. E ainda Lhe queremos carregar o corpo e untá-Lo com perfumes e bálsamos. Porque somos todos eles, em fases diferentes das nossas vidas: seja nos sobressaltos do caminho ou nas rectas ladeadas de flores e beleza.

O importante é que quisemos olhar de frente, olhar para Ele, olhar para o profundo da Sua dor – não quisemos fingir que não aconteceu, quisemos antes aprender do que aconteceu. O nosso Deus não é só o dos momentos felizes, é o Deus de todas as horas e momentos – até dos indiferentes.

Fazer este percurso em família alargada, para além de cada uma das nossas CVX, é também dar corpo ao corpo, relembra-nos que somos Comunidade, que somos mais na mesma proposta. Relembra-nos que a nossa partilha também deve ser na cruz e não só na ressurreição. Ajuda-nos a saber que somos diferentes e iguais, mas que é precisamente no comum que avançamos. Se conseguirmos ser unidos na cruz, mais o seremos na vida renovada! Haja Deus!

Andreia Carvalho (CIAO)

#  Catorze estações. Catorze etapas para não esquecermos o caminho da Cruz!

Somos cada vez mais! Cotas, iniciados, animadores, guias, fomos muitos os que da CVX - Sul nos reunimos, mais uma vez, no início da Quaresma, na Igreja de S. João Baptista do Lumiar, para rezarmos todos juntos a Via-Sacra, no Ano da Fé!E o que é que lá fomos fazer? O que é que lá fui fazer? Rotina?

Como disse o novo Papa Francisco na sua primeira homilia, “sem cruz somos mundanos. Somos bispos, padres, cardeais, Papas, tudo, mas não discípulos do Senhor”.

E nós, membros CVX, queremos ser uma organização do tipo “ONG piedosa” ou antes “discípulos do Senhor”? Queremos ser apenas grupos restritos que nos reunimos quinzenalmente, ou ambicionamos, como também referiu o Papa na mesma homilia, “caminhar na Luz do Senhor”, “edificar a Igreja” e “confessar Jesus Cristo”?

Para caminhar, edificar e confessar Jesus Cristo precisamos de nos sentir Igreja. Precisamos de sair da nossa zona de conforto e formarmos Igreja.

Na via-sacra a CVX foi Igreja. Senti uma comunidade alargada, próxima, unida, inaciana, a dar passos, um a um, no caminho do Senhor.

Manel Fraga (ABBA)

Equipa do Site

Continua em marcha a tarefa de reunir 15'' de testemunho de cada membro da Comunidade Regional para compor o mosaico do site da região que em breve estará no ar. Todos os momentos são bons para levar a cabo essa dificil tarefa. São quase setecentos videos.

A Laurinda Alves (Suaves) sempre incansável, enquanto houver sol estará de IPhone em riste.

Oração na Cidade  

4ªs feiras entre as 13h10m e as 13h30m na Capela das Irmãs Franciscanas Missionárias- Rua Chaby Pinheiro, junto ao Campo Pequeno.

E Sempre

Missa em S. João Baptista do Lumiar: 1º Domingo do mês – Dia 7 de Abril pelas 18h30.

Diz-me por onde andas

#  “Ouvir, Falar, Amar” de Laurinda Alves e Alberto Brito, sj

- ver: - ver: http://www.oficinadolivro.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=44613

Recomendado por Daniel Freitas (Sal da Terra)

 

Notícias da CVX-Sul, uma vez por mês

Nº 98 Janeiro de 2013

ER

 Celebrámos a festa do Baptismo de Jesus, e com ela chegamos ao fim do tempo do Natal.

Um tempo que foi de recarregamento de amor, alegria e paz para os nossos corações. Tudo isto fomos buscar ao presépio, ao Menino que nos enche de esperança, por que Deus se faz um de nós, e vem habitar connosco, para nos ensinar o caminho para o Pai. Este é um tempo que nos recorda que foi por mim, por que Deus me ama infinitamente. Mas também me torna presente que este por mim se estende a cada homem e mulher e que é minha missão de cada dia fazer com que cada homem e mulher se recorde, conheça esse amor de Deus trindade por si, por toda a humanidade. É esta a missão que temos desde do Baptismo, desde que pelo Espírito Santo somos novas criaturas, revestidas da missão de Jesus, de Sacerdote, Profeta e Rei. Aproveitemos para meditar no nosso Baptismo e no que encontramos aí de transformador da nossa vida e nos deixemos ir ao sabor do Espírito.

No Sábado dia 5, celebrámos juntos o Natal. Foi um momento de grande festa e alegria, em que senti a mesma expectativa e alegria de quando me encontro em família para celebrar este grande acontecimento. Foi consolador estarmos tantos, sentir-me em casa com tantas caras conhecidas. Foi também desafiador perceber que há tanta gente nova, que gostaria de conhecer melhor. Senti essa urgência!

Senti também que, juntos e animados pelo Natal, temos um grande ano pela frente, com grandes desafios para viver em corresponsabilidade: os nossos pequenos grupos que nos alimentam no caminho do dia a dia, a escola de animadores que em comunidade nos forma para uma maior fidelidade à missão e espiritualidade da CVX, a missa mensal onde pomos os nossos dons ao serviço da Igreja, a oração na cidade onde possibilitamos o encontro com Jesus a todos os que o desejem ou sejam desejados, o voluntariado que está em fase de organização, e a iniciação onde estamos a acolher mais de 100 pessoas à procura do seu lugar na Igreja. Uff! É muita coisa, só as nossas forças não bastam!... Mas são indispensáveis!

Juntos, confiemo-nos a Nossa Senhora para que, como pedia insistentemente Santo Inácio, nos ponha com seu filho, e Este nos fortaleça e guie os nossos passos.

Ana Portugal Melo

Equipa Regional Sul 

Escola de Animadores | CVX-Sul

A Escola de Animadores começou no dia 9 de Janeiro com o primeiro módulo, "As nossas raízes"..

A CVX vai buscar as suas raízes diretamente à experiência de Inácio.

Encontrar nessa experiência as raízes dos nossos 3 Pilares (EE, Busca de companheiros, ajudar as almas) foi o que nos transmitiu o Pe Domingos de Freitas no primeiro encontro deste Módulo.

A formação está pensada para os animadores mas não é exclusivamente para eles. Faz parte do crescimento em CVX e esta foi uma óptima oportunidade para sedimentar o nosso conhecimento sobre o fundador da Espiritualidade que nos caracteriza e identifica.

A próxima aula é no dia 6 de Fevereiro e para ir percebendo os traços essenciais da vocação CVX ao longo da história vem o José Souto de Moura (Xis) falar em especial das Assembleias Mundiais e do modo como o Espírito nos tem conduzindo e aberto novos caminhos.

O programa foi apresentado e aprovado em Reunião de Animadores, em Dezembro.

Na primeira sessão da Escola de Animadores estiveram presentes 39 grupos CVX, considerando que a nossa comunidade tem 57, há 18 ovelhas que precisam de ser colocadas aos ombros e trazidas à comunidade.

Fica o desafio para cada um de nós.

Ficamos à Vossa espera!

Equipa Regional Sul  

Festa de Celebração do Natal – Colégio de São João de Brito 5 de Janeiro  

Foi no colégio de São João de Brito em 5 de Fevereiro que a Comunidade Regional Sul celebrou o Natal com as famílias e os membros que se fizeram presentes.

Começou com Missa na igreja do colégio, celebrada pelo nosso assistente eclesiástico, Pe. Domingos de Freitas, concelebrou com os guias Pe. Manuel Morujão e Pe. António Vaz Pinto.

Os CVZinhos cantaram maravilhosamente!

Os Ibox trataram de animar o acolhimento, recebendo os membros à entrada do refeitório do colégio com adereços, guarda roupa, 'cameras'... e muita animação.

Mas a festa não ficou por aqui. Durante o jantar o Quiz dos Sant'Início animou bem as mesas que entre pesquisas na internet mobile e à memória dos membros mais antigos lá foram encontrando respostas a perguntas sobre a vida de Stº Inácio; quase todas de grau 5.

Aqui ficam testemunhos de quem lá foi:

#  O Natal em Família CVX

Sem fugir à tradição, realizou-se no dia 5 de Janeiro a tão aguardada celebração de Natal da CVX, no S. João de Brito. A tarde fria começou com uma missa celebrada pela primeira vez pelo Padre Domingos Freitas, responsável pela CVX SUL, que nos aqueceu logo os corações ao darmos, em comunidade, graças pelo nascimento do menino Jesus.

De seguida, esperava-nos um autêntico banquete - não sei bem se era um lanche ajantarado ou um jantar alancharado, mas a verdade é que várias mesas estavam repletas de iguarias para deleite de todos os convivas. A equipa de animação também esteve em grande: primeiro fomos convidados a fazer uma divertida sessão fotográfica de grupo; depois os animadores organizaram um concurso entre mesas, ao estilo “trivial”, sobre a vida de Santo Inácio. Claro que o concurso aqueceu e todas as mesas rivalizavam entre si e, nessa altura, só se viam os “concorrentes” numa azáfama à procura de padres e guias da CVX que pudessem ajudar com a sua cultura jesuítica.

Este ano o convívio reuniu várias dezenas de pessoas das mais variadas idades, com, muitos novos elementos em CVX. É espantoso como de ano para ano a comunidade vai crescendo e cada vez somos mais!

Obrigada a todos os que organizaram, animaram e participaram no jantar da CVX e que fazem destes momentos de encontro, momentos de verdadeira comunidade, como se de facto fizéssemos todos parte da mesma família.

Teresa Posser de Andrade (Lux)

#  A festa de Natal da CVX foi outra oportunidade que tive para viver o Natal. Sem as pressas do “ter que ir”, “ter que estar” ou “ter que dar”. Tantas vezes estes “teres” todos absorvem-nos de tal forma que nos limitamos à esfera das emoções e sentimentos sem entrar no concreto da grande novidade cristã: Deus fez-se homem e está junto de nós! São estes “perder de tempo” que realmente valem a pena e nos centram no essencial.

A festa de Natal começou com uma missa celebrada na Igreja do Colégio São João de Brito com a participação de um coro (bem) “acima da média”, seguindo-se um jantar partilhado animado e cheio de boa disposição!

Foi a minha primeira festa de Natal CVX dentro de um percurso muito recente na espiritualidade inaciana e confesso que levava alguma curiosidade comigo, própria da primeira vez! E percebi várias coisas… A primeira tem a ver com a dimensão de “comunidade”. Percebi que não pertenço apenas à “minha” CVX, mas sim a um projecto de Deus muito mais alargado que teve o seu inicio de missão apostólica há 500 anos, e que hoje continua a contar com uma infinidade de leigos espalhados por todo o Mundo! A segunda, chamou-me à responsabilidade da nossa missão na vida em comunidade. Somos muitos e seguramente com experiências tão diferentes, mas sempre na procura comum de dar um sentido apostólico às nossas opções e decisões da vida quotidiana. E por fim, tão simplesmente percebi o quanto é bom sentir-me inteiro por pertencer a esta comunidade de vida cristã.

A simplicidade, a amizade e a partilha, também fizeram questão de estar presentes, reforçando ainda mais o sentido da época que vivemos e àquilo que buscamos no nosso dia-a-dia!

´Last but not the least', um obrigado muito especial a todos aqueles que “ganharam tempo” a preparar e a tornar possível mais um encontro de Natal CVX!

Leonardo Peres (Ciau)

Equipa do Site

Continua em marcha a tarefa de reunir 15'' de testemunho de cada membro da Comunidade Regional para compor o mosaico do site da região que em breve estará no ar. Todos os momentos são bons para levar a cabo essa dificil tarefa. São quase setecentos videos.

A Laurinda Alves (Suaves) reuniu mais de sessenta videos nessa tarde, incansável, enquanto havia sol.

Oração na Cidade  

4ªs feiras entre as 13h10m e as 13h30m na Capela das Irmãs Franciscanas Missionárias- Rua Chaby Pinheiro, junto ao Campo Pequeno.

E Sempre

Missa em S. João Baptista do Lumiar: 1º Domingo do mês – Dia 3 de Fevereiro pela 18h30.

Diz-me por onde andas

#  Servidão Humana” de Somerset Maughan

- ver: http://asavintage.blogs.sapo.pt/16425.html

Recomendado por Catuxa Poeiras (Romanos,8)

Notícias da CVX-Sul, uma vez por mês 

Nº 97 Junho de 2012

ER

O tempo do Senhor Para tudo há um momento     e um tempo para cada coisa que se deseja debaixo do céu:  tempo para nascer e tempo para morrer, tempo para plantar e tempo para arrancar o que se plantou,   tempo para matar e tempo para curar, tempo para destruir e tempo para edificar,  tempo para chorar e tempo para rir, tempo para se lamentar e tempo para dançar,  tempo para atirar pedras e tempo para as ajuntar, tempo para abraçar e tempo para evitar o abraço,  tempo para procurar e tempo para perder, tempo para guardar e tempo para atirar fora,  tempo para rasgar e tempo para coser, tempo para calar e tempo para falar,  tempo para amar e tempo para odiar, tempo para guerra e tempo para paz.  (Eclesiastes 3, 1-8) 

…e o tempo que se aproxima é um tempo de descanso, de retemperar energias.  Porque depois de um ano de trabalho para quem pode e tem férias este é um tempo merecido.  Para nos recentrar, para gozar junto de quem nos é mais querido e próximo. E é por isso, por excelência um tempo do Senhor.  Para lhe pedirmos perdão por todo um quotidiano que nos separa d’Ele, para lhe agradecermos todo o bem recebido, para planear com Ele o novo tempo que aí vem, mas sobretudo para gozar com Ele este Seu tempo.  

A todos desejamos, um bom tempo do Senhor.

 Equipa Regional Sul

 C.E.M à hora CVX-Sul

# Aqui fica um testemunho de quem assistiu ao último CEM à hora.

O e-mail da CVX Região Sul, como é costume, era simples e claro: “ … o tema do próximo CEM à Hora será a ‘ Graça e missão do animador’. A partilha será feita pelo Jorge Parola, Rosarinho Santiago e Miguel Braga, animadores dos grupos Mais, Mais Além e Iniciação à CVX. Estamos todos convidados, animadores e animados, para ouvir e trocar experiências. “

Em Boa Hora aceitámos o convite. Os participantes constituíam um grupo diversificado onde se encontravam guias, animadores, animados de vários grupos CVX e até membros do grupo de Iniciação à CVX – como nós os dois, a Teresa e o Orlando Jorge.

É muito interessante ouvir falar da missão e da experiência do animador CVX. Ainda melhor se torna, quando a partilha é feita por três animadores como o Jorge, a Rosarinho e o Miguel, com experiências e vivências comuns e aromas tão diferentes.

Todos nos falaram das suas visões e emoções pessoais e de quanto a missão de animador os tem enriquecido como cristãos e ajudado na caminhada. A riqueza das mensagens, bem como o equilíbrio e complementaridade conseguidos pelos três nas suas partilhas, foram muito apreciados pelos presentes.

O Jorge teve uma abordagem mais orientada para aspectos emocionais e para algumas das grandes preocupações do animador. Dois exemplos de ideias que ficaram na memória:

- “O papel do animador é manter o grupo aberto à graça” ;

- “Sentir o grupo e rezar cada um dos seus membros”.

A Rosarinho ajudou-nos a perceber detalhes importantes da missão do animador e pensamos que terá até deixado em alguns dos “não animadores” presentes, o pensamento de que ser animador de um grupo CVX é ideia a considerar, com a mente e o coração abertos. Retivemos:

- “O curso de animador é muito bom. Muito denso e muito bom!”;

- “O animador deve dar espaço aos elementos do grupo para que a reunião aconteça. Então, o Espírito Santo age e ajuda o grupo no seu percurso”.

Foi também muito interessante a informação que o Miguel nos trouxe sobre o funcionamento dos grupos da Iniciação à CVX, bem como a partilha da sua experiência pessoal de acolhimento de novos membros.

O empenhamento e amor que todos os animadores da Iniciação à CVX têm colocado ao longo deste ano, a acompanhar os “novatos” (ou “noviços”, como lhes chamou o Miguel ) foi muito bem espelhado na forma serena, mas entusiasta e feliz, como o Miguel nos foi contando a evolução que tem sido notada nos membros deste  grande grupo de Iniciação, ao longo do percurso de acolhimento.

Todos ficámos conhecedores do bom trabalho que está a ser feito e agradecidos pelos previsíveis bons resultados da preparação dos novos membros.

Nesta altura já nós os dois, simples “noviços”, nos sentíamos muito orgulhosos e felizes por ter tido o privilégio de participar nesta CEM à Hora , de poder saborear as partilhas do Jorge, da Rosarinho e do Miguel e por sentirmos a graça de pertencer ao grupo de Iniciação à CVX.

Que belo serão! Que bela forma de preparar o dia do Corpo de Deus!

 Teresa e Orlando Jorge Neto da Silva (Iniciação à CVX)

 Festa de encerramentodo Ano - Rodízio 23 de Junho  

 Neste último sábado fomos chegando ao Rodízio para celebrar e agradecer mais ano em CVX. Esperava-nos à entrada da Igreja  uma oração, para cada um, e uma flor cheia de cor, que logo nos animava o olhar. E foi com o coração alegre que durante a Eucaristia, olhámos para este ano e para o modo como Deus se foi manifestando, e lembrámos o tanto que aconteceu:

 A forte presença dos grupos na Assembleia Regional no início do ano;

Os serviços que fomos criando. O coro da missa na Igreja de S. João Baptista do Lumiar; a CVX Iniciação, a dinamização do Blog/Comunicação, a concretização do projecto da Oração na Cidade;

A presença das Filhas do Coração de Maria, uma fonte nova de vitalidade;

A presença da CVX-U;

A presença da CVX de Leiria, Santarém e Sintra.

 Relembramos que o amor consiste mais em actos do que em palavras, relembrando o desafio que nos é feito como comunidade, a colaborar com Deus na sua missão, que é universal, aberta à colaboração de todos e ao compromisso que isso implica a cada um de nós, o " quanto mais universal mais divino".

A importância de um olhar universal oferecido à nossa realidade local. A acção na nossa história concreta de vida no dia-a-dia, através de pessoas concretas.

Nesta celebração foram ainda feitos 4 novos compromissos temporários, expressão de que o Amor à CVX e à Igreja hão-de ser sempre mais obras que palavras, ou melhor obras e palavras. Palavras que se fazem obras e obras que se tornam palavra. 

De seguida, com uma alegria contagiante fomos para o pinhal, conviver entre amigos e família,  partilhando o nosso tempo.

  

Oração na Cidade

#  4ªs feiras entre as 13h10m e as 13h30m na Capela das Irmãs Franciscanas Missionárias- Rua Chaby Pinheiro, junto ao Campo Pequeno.

E Sempre

#  Missa em S. João Baptista do Lumiar: 1º Domingo do mês - Dia 1 de Julho pelas 18h30.

Diz-me por onde andas

#  “Entre a dor e a alegria”- ver:

http://www.snpcultura.org/entre_a_dor_e_a_alegria.html

 #  “ O Deus de Etty Hillesum”- ver:

http://www.snpcultura.org/o_Deus_de_etty_hillesum.html

Recomendado por Carmo Almeida (Sal da Terra)

Notícias da CVX-Sul, uma vez por mês 

Nº 96 Maio de 2012

ER

Queridos amigos,

Gostaríamos de partilhar convosco a experiência que tem sido este primeiro trimestre de visitas aos grupos da Região Sul.

Enquanto equipa de serviço em início de funções sentimos a necessidade e o desejo de conhecer a realidade da nossa região.

Cinquenta e poucos grupos são quase seiscentas caras, seiscentos nomes, cinquenta e tantas maneiras de viver a mesma espiritualidade.

Para melhor servir durante estes dois anos sentimos necessidade de conhecer de perto esta realidade, conhecer os vossos anseios, dificuldades e expectativas.

Coligir dúvidas e questões para ajudar a clarificar o sentido da comunidade de Lisboa neste movimento de leigos em Igreja que é a Comunidade de Vida Cristã.

Ajudar a comunidade a crescer para crescermos todos com ela.

O resultado tem sido gratificante e uma fonte de bênçãos.

Descobrimos uma comunidade aberta a acolher a equipa regional, disposta a partilhar, verdadeira no seu sentir.

Descobrimos uma comunidade em movimento com tempos, ritmos e idades diferentes.

-E são tudo rosas Senhor?

Sim, são tudo rosas;

E como nesta flor também encontramos espinhos;

Temos dificuldade em perceber a pertença a uma comunidade alargada e por isso também a ausência de sentido na participação em actividades regionais e nacionais;

Resistimos a penetrar na exigência de uma comunidade de dimensão mundial e por isso também em aceitar os seus desafios.

Mas é por tudo isto que as visitas se têm convertido em encontros apostólicos.

E é por Cristo, e em seu nome que as visitas se tornaram um campo de bênçãos para todos!

Equipa Regional Sul

C.E.M à hora CVX-Sul

# Aqui fica o testemunho de quem assistiu ao último CEM à hora:

A Igreja onde Deus se revela foi a temática do CEM- à Hora, que o P. João Norton nos fez a gentileza de presentear.

Lembrou-nos que esta temática traz em si a dimensão da visibilidade da Igreja, em que a vivemos todos os Domingos e dela saímos reforçados.

Há uma série de símbolos que dão visibilidade a uma identidade que é sermos Igreja, em que o mais importante neste encontro de Domingo não é a arquitectura mas o memorial que são os gestos de Jesus.

A revelação na Igreja, em que a Igreja é sacramento de Cristo, Cristo é sacramento de Deus, a Igreja como revelação de Pai e do Filho, e em que a etapa mais importante na sua constituição começa no Pentecostes com o Espírito Santo…

Há que estarmos também despertos à visibilidade da comunhão quando estamos juntos, dado que a comunhão se constrói desde a nossa chegada, no acolhimento, na disposição interior do edifício, nos cânticos, na nossa presença e entrega e na interligação entre as pessoas.

Foi uma noite inspiradora!

Conceição Pereira Rosa (Sal da Terra)

Oração na Cidade   

#A CVX-SUL sai à rua … desce à cidade

Vai ficar na história da nossa Comunidade …

No dia 9 de Maio de 2012, a CVX-SUL saiu à rua, desceu à cidade … não para pôr Lisboa a rezar, mas para estar e rezar com os outros, partilhando o melhor que tem: Jesus e uma visão esperançada do mundo que, em conjunto com todos os homens e mulheres, podemos construir melhor.

Aconteceu ali para os lados do Campo Pequeno, mais precisamente na Rua Chaby Pinheiro, no sítio da Capela das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria e vai repetir-se todas as 4ªs feiras dos meses de Outubro a meados de Julho, entre as 13h10m e as 13h30m.

Vai ser um local de oração e de encontros … com o Senhor dos Encontros. Para que aqueles que ali passem e o desejem possam encontrar Deus ali ao virar da esquina, à mão de semear, no meio de um dia de trabalho, igual a tantos outros … no fundo, como nós O encontrámos.

Às quartas-feiras a CVX-SUL sai à rua, desce à cidade …

Eu estarei lá, sempre que possível, para ver e participar neste projecto que é de todos e para todos – a Oração na Cidade.

 Rosarinho (Peregrinos)

Amanhã

# C.E.M à hora no dia 6 de Junho às 21:15 horas, no CUPAV

Em resposta a uma solicitação dos animadores na reunião de avaliação do ano passado, o tema do próximo CEM à hora será a “Graça e missão do animador”.

A partilha será feita pelo Jorge Parola, Rosarinho Santiago e Miguel Braga, animadores dos grupos Mais, Mais Além e Iniciação à CVX.

Estamos todos convidados, animadores e animados, para ouvir e trocar experiências.

 

E Sempre

#  Missa em S. João Baptista do Lumiar: 1º Domingo do mês - Dia 3 de Junho pelas 18h30.

Diz-me por onde andas

#  “A civilização da beleza e do amor”- ver:

http://www.snpcultura.org/a_civilizacao_da_beleza_e_do_amor.html

 #  “ Bernardo Sassetti: o cinema e o silêncio”- ver:

http://www.snpcultura.org/bernardo_sassetti_o_cinema_e_o_silencio.html

 

Notícias da CVX-Sul, uma vez por mês 

Nº 95 Abril de 2012

ER 

Queridos amigos,

Santa Páscoa! Aleluia! Aleluia! Jesus ressuscitou!

Será que sim? Estamos mesmo convencidos disso? Os nossos amigos acreditam nisso?

Só se lhes mostrarmos, só se formos reconhecidos como Seus amigos, só se executarmos o Seu testamento, só se vivermos o mandamento do amor! Só se formos capazes de lavar os pés uns aos outros! Que grande missão esta que nos cabe, que grande Graça a que precisamos!

É nesta missão de Jesus ressuscitado que damos início ao projecto “Oração na Cidade”. Um projecto há muito desejado pela nossa comunidade e trabalhado em duas Assembleias Regionais. E foi desta última que recebemos o grande impulso, a confirmação de que é o momento, a generosidade dos membros CVX para esta missão. Constituímos um grupo (Miguel Sousa - Sarça Ardente, Raquel Rei - Romanos 8, Dirce Serafim - Abba e Daniel Freitas - Sal da Terra) que pôs mãos à obra e dá forma a algo que é desafio para todos, que só será possível com a colaboração de todos e que é oferta da CVX a todos aqueles que querem encontrar-se com O Ressuscitado.

Deus pede-nos cada coisa! Quer que, por nós, outros acreditem. Cada grupo terá a oportunidade de preparar e conduzir um momento de oração por ano. E depois é deixar que O Espírito Santo se agite no coração de cada homem e de cada mulher que O procura através de nós.

É este o desafio, ser instrumento de Deus, ser o Seu rosto acolhedor e amoroso, deixar que Jesus seja reconhecido em nós!

Santa Páscoa! Aleluia! Aleluia! Jesus está vivo, entre nós!

 Equipa Regional Sul 

 C.E.M à hora CVX-Sul

# Aqui fica o testemunho de quem assistiu ao último CEM à hora- “Eis que gravei a tua imagem na palma das minhas mãos” (Is 49,16).

 No último encontro a CEM à hora tivemos a honra de receber a Sara Borges dos Leigos para o desenvolvimento, que nos falou da fidelidade de Deus através da sua experiência de missão no terreno e do trabalho de apoio aos voluntários a partir de Portugal. O seu testemunho veio reforçar a necessidade de aumentarmos sempre a nossa confiança no Senhor, pois esse é o único caminho para nos apercebermos da sua constante fidelidade.

Madalena e Pica (LUX)

Dia Mundial CVX      

#Duas vivências do dia Mundial em Cernache a 24 de Março.

“O significado de ser membro CVX” foi o tema proposto para o Dia Mundial CVX deste ano. Este tema rezado quer individualmente quer em grupo, permitia aprofundar a identidade CVX e dispor à celebração do Dia Mundial de forma renovada.

Marcado com o encontro entre “amigos CVX”, alguns que não se viam há bastante tempo, o conhecimento de novos membros, o testemunho de membros CVX com percursos mais longos ou mais curtos, a partilha em grupos e a celebração da Fé em comunidade alargada, o Dia Mundial teve sabor a Festa, em que a comunhão anima e sustenta para a Missão e assim, podemos escrever e ser CVX-P.

Conca (Kairos)

 Chorei a rir...

Desta vez, quando me chegou o programa das festas, achei que o dia ia ser levezinho... pouco trabalho previsto, trocaram as voltas e começaram com a missa, confraternização de sobra... a expectativa era alta... e o dia mundial superou!

Deus é também coisa séria, mas é sorrisos, é gargalhadas, é o outro... está no outro. Fala-nos através de cada outro, de cada pessoa com que nos cruzamos, e se esse outro falar a mesma língua que nós, o Espírito inunda-nos ainda antes que tivéssemos dado por isso.

Quando chegámos já decorriam ensaios, no refeitório havia mesas e mesas repletas de coisas óptimas, que quem partilha a refeição esforça-se para que seja da melhor gastronomia da sua região... e uma data de cvx’s andavam com post-its colados nas costas... estupidamente a primeira reacção que tive em relação a um amigo, foi perguntar-lhe porque carga de água ele tinha MISSÃO, escrito nas costas... “shiuuuu! não é suposto saber-se!”... primeira gafe... dada!

O entusiasmo de quem se vê só algumas vezes no ano era tal, que dentro do espaço transformado em capela, a barulheira, as gargalhadas, os beijinhos, os acenos de longe, fizeram com que do ensaio do coro, não rezasse a história...

Foi um dia extraordinário, cheio do Espírito, que no fim dos trabalhos culminou com uma sessão de projecção dos cartazes que saíram de cada grupo. A nossa Presidente leu e interpretou cada um deles... a mim, escorriam-me lágrimas de tanto rir, não só porque alto e bom som a Teresa deu mais gafes que todos os outros juntos, como porque o fez num ambiente tão familiar que juntos rimos um bom riso, de família que está unida tanto na tristeza como na alegria, na seriedade como na brincadeira.

Um dia a recordar... Tenho para mim que ser CVX é pertencer a esta família!

Marta Motta Veiga (Radicais livres)

                 

O nosso Blog- CVX Sul

Estamos entusiasmados!

O primeiro desafio que lançámos  foi bem acolhido por todos e já deu fruto … o nosso blogue tem uma nova imagem! E por sinal, uma ponte … que é precisamente a sua primeira e principal função… servir de ponte, de ligação entre todos os membros da CVX da nossa região.

Para isso é que nos reunimos em equipa. Queremos tornar o nosso blogue num verdadeiro espaço de comunicação entre todos. Os nossos objectivos são:

-  ajudar os  membros da nossa região a receber informação das actividades da CVX;

-  divulgar acções ou actividades dos membros da CVX-Sul, de modo a que todos tenhamos uma maior noção de como anda a ser construído o reino fora do nosso pequeno grupo;

- desafiar os membros CVX - através da publicação de um texto, um testemunho, uma fotografia - a ajudarem os outros membros a rezar, a pensar, a terem ainda mais motivos para conhecer e seguir Jesus.

Mas porque somos apenas meia dúzia de membros, este propósito só pode ser atingido com o empenho de toda a  CVX-SUL. Vamos todos colaborar!

Equipa do Blog e do Facebook

Amanhã

 # C.E.M à hora no dia 2 de Maio às 21:15 horas, no CUPAV com o tema: A Igreja - onde Deus se revela. " Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: "A paz esteja convosco! (Lc 24, 36).

E Sempre

#  Missa em S. João Baptista do Lumiar: 1º Domingo do mês - Dia 6 de Maio pelas 18h30.

Diz-me por onde andas

#  “O grande desafio não é o ateísmo, mas a indiferença” – ver:            http://www.snpcultura.org/o_grande_desafio_nao_e_ateismo_mas_indiferenca.html

 #  “ A igreja deveria abrir uma éspecie de “ Átrio dos Gentios”” – ver:          http://www.snpcultura.org/a_igreja_deveria_abrir_uma_especie_de_atrio_dos_gentios.html

Notícias da CVX-Sul, uma vez por mês 

 

 

Nº 94 Março de 2012

ER A celebração do Dia Mundial CVX deste ano aproxima-se já a passos largos!

Para todos os que possam participar, é um dia de encontro e reencontro da Comunidade Nacional. Dia de festa, aberto à família e aos amigos, para celebrarmos em conjunto a pertença à CVX.

É também oportunidade para alargar a vista e o coração, para além das fronteiras do pequeno grupo, sobretudo para os que ainda não tiveram ocasião de experimentar a dimensão comunitária da CVX. Bem vindos também todos os que recentemente integraram esta nossa Comunidade e que se estão a iniciar na espiritualidade Inaciana e no carisma próprio da CVX!

É ainda dia de Compromissos Permanentes, para quem entendeu já que é este o caminho de santidade com que melhor se identifica dentro da Igreja e que o quer assumir e declarar perante todos!

 A festa do Dia Mundial está aí à porta…

Equipa Regional Sul

 C.E.M à hora CVX-Sul

# Aqui ficam 2 testemunhos de quem assistiu ao último CEM à hora, em que o tema aprofundado, pela Magda Fontes, foi o nosso modo de proceder, tendo por base “ Tende entre vós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus ” (Fl 2, 5).

  “Edificar a casa sobre a rocha”

Quando alguém se empenha verdadeiramente na construção da sua casa, do seu mundo, de olhos e coração fixos na Palavra, não pode deixar de ser veículo para essa mesma Palavra. Foi esse o sentimento que ecoou em mim ao ouvir, no último encontro CEM à hora, a Magda falar naturalmente, simplesmente, do lema da sua vida (vida pessoal, profissional e familiar): seguir, conhecer, amar, imitar, servir Jesus.

Tocou-me particularmente a cumplicidade do casal, a presença do Carlos que ela incluiu desde o início, mas que só no final se manifestou, tornando evidente que ela tinha sido a porta-voz de ambos.

É uma graça poder partilhar tão profundamente a vida com alguém e é uma graça aprender com os que fazem dessa partilha fecunda (triplamente frutuosa) a sua principal e exigente missão, conscientes de que “santos são os pecadores que não desistem”.

 Dirce (ABBA)

Dizer que admirei a Magda é pouco; o seu testemunho levou-me a reflectir e a sentir que quando se acredita tudo faz sentido. Obrigado.

 Maria Aurora (Ramos da Videira)

Via Sacra organizada por vários grupos da CVX- Sul

Na noite do dia 28 de Fevereiro, éramos muitos a chegar à Igreja de S. João Baptista do Lumiar, para rezarmos em comunidade, a Via Sacra de Jesus. Foi um momento especial, sentia-se que tinha sido cuidadosamente preparado, para poder ser rezado e vivido por cada um de nós.

Em CVX, vivemos o nosso sentido de comunhão, de Igreja e a nossa união com todos aqueles que sofrem hoje no mundo. Foi uma forma de em comunidade, LHE dizermos que o seu amor não foi em vão. E que tendo, há cerca de dois mil anos, ido por nós à Paixão, estávamos hoje nós ali por Ele e por causa dessa Paixão.

 

Amanhã

 # 24 de Março em Cernache pelas 10h-Dia Mundial CVX,  sob o tema lançado pelo Conselho Executivo Mundial: “O sentido de ser membro CVX”. A festa inicia-se com a Eucaristia (11 horas) e prossegue com um almoço partilhado. Da parte da tarde haverá um tempo de reflexão e partilha.

 # C.E.M à hora no dia 1 de Abril às 21:15 horas, no CUPAV. A oradora será a Sara Borges, dos Leigos para o desenvolvimento e o tema é a fidelidade de Deus- “Eis que gravei a tua imagem na palma das minhas mãos” (Is 49,16).

 Aqui é nos dada a oportunidade de aprofundarmos temas que enriquecem os nossos grupos.

 E Sempre

#  Missa em S. João Baptista do Lumiar: 1º Domingo do mês - Dia 1 de Abril pelas 18h30.

Diz-me por onde andas

#  Chamei-vos amigos - ver

http://www.snpcultura.org/chamei_vos_amigos.html

 #  A arte como transfiguração, nestes tempos últimos - ver:

http://www.snpcultura.org/a_arte_como_transfiguracao_nestes_dias_ultimos.html

 #  Da Quaresma à Páscoa – ver:          http://www.snpcultura.org/da_quaresma_a_pascoa.html#terca_feira_4

Notícias da CVX-Sul, uma vez por mês 

 

 

Nº 93 Fevereiro de 2012

ER

Há já mais de seis meses na Equipa Regional …

E ainda ressoam em nós as razões que nos fizeram aceitar ser candidatos. Entre elas, a oportunidade de servir e o sentido de responsabilidade. Na CVX enobrece-se tanto o serviço que é difícil dizer que não. Acresce, que também é usual dizer-se que todos os membros importam e contam; ora, se todos e cada um contam, também todos e cada um são chamados a assumir funções, responsabilidades, tarefas …

Mas o que era uma mera ressonância tornou-se numa certeza palpável. Somos uma comunidade viva, consciente – cada vez mais - que cada pequeno grupo alimenta a Comunidade e alimenta-se da Comunidade. A este propósito apraz-nos recordar, a título exemplificativo, a colaboração prestada pelos grupos nos eventos CVX mais recentes ou próximos, que sucedem habitualmente na nossa região (Lançamento do Ano, Missas do 1º Domingo de cada mês, Festa de Natal, reuniões CEM à hora, organização da Via-Sacra), que tanto contribui para que a CVX seja uma Comunidade viva e com vida.

 A  eles, aos que, tendo aceite alguma tarefa, trabalham connosco lado a lado e a todos, agradecemos o apoio e a ajuda dados no cumprimento desta honrosa missão. Sem vós, não existiria Comunidade … nas vossas mãos está também a sua continuidade…

  Contamos com todos!

Equipa Regional Sul

C.E.M à hora CVX-Sul

 # Aqui ficam 3 olhares de quem esteve no CEM à hora de 1 de Fevereiro “ Esperança em tempo de Crise”, por Sérgio Diz Nunes, sj.

Na noite do dia 1, como o Miguel não pôde vir, foi o P. Sérgio quem nos propôs o tema. Escolheu interrogar-nos sobre qual deve ser a nossa atitude no tempo de crise que o nosso País se encontra a viver, pois nós temos de ser a "palavra"  de Esperança que é precisa.

Lançou-nos três perguntas: Quando penso ou falo em crise, o que significa para mim? Que questões se me levantam a nível individual e comunitário? O que é para mim um estilo de vida simples?

Propôs-nos viver a Crise como Quaresma e sugeriu-nos alguns exercícios: o jejum com partilha; viver três meses só com o salário mínimo nacional; resistir à sedução das marcas; quebrar a espiral do consumismo. Faríamos assim desta Quaresma uma Quaresma especial, que nos permitiria viver na nossa pele o que vivem os que têm menos do necessário. Podemos experimentá-lo nos nossos grupos como num laboratório. Se dermos escuta ao Espírito Santo, teremos então melhores soluções para o momento presente.

Pessoalmente impressionou-me a proposta de viver três meses com o salário mínimo nacional (470 euros) e dar o restante. Reflectindo com sinceridade, vi que não é o pouco que fica o que me impressiona, mas sim o dar. Isso fez-me pensar na viúva do Evangelho, elogiada porque tinha dado tudo o que tinha. E levou-me a concluir que, ao contrário do “jejum e partilha”, devíamos colocar primeiro a partilha e depois o jejum, isto é, se a partilha for significativa, ela obriga-nos a “jejuar”de algumas coisas habituais.

Em tempo de Crise, torna-se evidente que a verdadeira religião é o amor do próximo. Mas, como ver a pobreza que a vergonha leva a esconder? Também nesta aproximação teremos de pedir ajuda ao Espírito Santo… Ao Vítor, com quem viajei no regresso a casa, impressionou mais o aspecto comunitário-nacional. Que fazer para que a Justiça venha antes da Caridade? Reflectimos então sobre um artigo que eu tinha lido no último nº da Brotéria (“A eficiência das políticas contra a pobreza em Portugal”), concretamente sobre a injustiça (ou inadequação) na distribuição das transferências sociais…

 Silvina Palmeirim (Charneca)

 No último” C.E.M à hora” o Padre Sérgio trouxe-nos uma proposta mais do que pertinente: pensar a crise a partir da nossa relação com Jesus. Propôs-nos uma reflexão que nos colocou perante a questão que tanto deu que fazer a Santo Inácio, “ O que posso eu fazer, Senhor…”.

 Contra os conceitos de eficácia e sucesso de que tanto ouvimos, que tal contrapor o poder do pequeno gesto que começa em mim próprio? Partir da oração, dar a iniciativa ao Espírito e fazer com que os Evangelhos sejam vividos por nós hoje. No contexto de CVX fomos convidados a fazer da nossa comunidade um pequeno laboratório de vida e de entreajuda, fundado na sobriedade, solidariedade e simplicidade de vida, já que aos membros das CVX há que exigir mais e em primeiro lugar…

Alexandra Viana Baptista (J.B)

Na reunião do dia 1 de Fevereiro, o P. Sérgio Diz Nunes levou-nos a reflectir sobre a actual e tão falada CRISE! 

Nós CVX temos que ser “a palavra de Esperança e Ânimo”. É altura para repensarmos as nossas vidas, tendo como inspiração a vida de Jesus.

 Os presentes tiveram algum tempo para reflexão individual sobre três questões:

  • Quando penso em crise ou falo em crise, o que é que significa para mim?
  • Que perguntas se me levantam a nível individual e comunitário?
  • O que é para mim um “estilo de vida simples”, definido pela CVX?

 Estamos quase a iniciar a Quaresma. Muitos de nós fazemos propósitos para este tempo mas, às vezes, esquecemo-nos de perguntar o fundamental: “Será que o que nos propomos a fazer na Quaresma agrada a Deus?” Para os membros da CVX os “livros de receitas” são de evitar. Temos que nos pôr à escuta do que o Espírito nos propõe, afinal, “mais importante do que a lei escrita é a lei do Espírito Santo que é escrita nos nossos corações”.

 Devemos de aceitar mais a iniciativa do Espírito Santo, para darmos a volta à Crise. Para tal, há que agir com Sobriedade, Simplicidade de vida; e Solidariedade.

Mas atenção: apelar à iniciativa do Espírito também tem os ser perigos: às vezes tentamos pôr Deus a fazer coisas para satisfazer os nossos desejos mais mundanos.

Temos que usar a Oração para deixar que Deus faça em mim, “sem oração não há discernimento espiritual”. Mas qual a origem desta CRISE?

Certamente começou nos corações dos Homens: pela crescente falta de respeito pelo o outro; o olhar apenas para o nosso umbigo; o tentar alcançar os nossos objectivos sem olhar aos meios.

 Actualmente vivemos com mentalidade da eficácia. Esta mentalidade tende a tirar o valor às pequenas coisas. Há que estarmos atentos aos mais pequenos gestos do nosso quotidiano.

 O P. Sérgio sugeriu alguns caminhos anti-crise para a Quaresma:

  • Jejuar uma vez por semana e doar o dinheiro poupado a uma associação que tratam dos mais necessitados - “Comer menos para que os outros possam comer como eu”;
  • Viver 3 meses com o salário mínimo nacional (475 Euros);
  • Resistir à tentação das marcas;
  • Quebrar a espiral do consumismo.

 Temos que nos deixa abrir à vontade do Espírito, deixarmo-nos tocar no momento presente. Nós, membros da CVX, temos que ter a coragem de sermos mais exigentes connosco.

No final do encontro, o P. Sérgio lançou o desafio para que as acções das nossas comunidades poderem funcionar como um “laboratório” anti-crise e sugeriu usar o tempo da reunião para reflectir sobre o tema.

Daniel Freitas (Sal da Terra)

 Amanhã

 # Via Sacra, dia 28 de Fevereiro às 21h15 na Igreja de S. João Baptista do Lumiar. A preparar esta Via Sacra estão envolvidos quinze grupos da CVX-Sul. O Grupo Mais Além como grupo coordenador e os restantes catorze grupos (4ª sim, 4ª não, Canónigos, Manos, Sarça Ardente, Sem nome, Estrada, Sinais, Gourmet, Cvzinhos, CVX-Q,  Iniciação, CVX-L,  Oração de Rua e  PSR) a prepararem cada uma das  estações da Via Sacra. Agora já só faltam estarmos os restantes 38 grupos presentes, para que esta Via Sacra seja vivida por todos os 53 grupos que constituem a CVX Região Sul.

 # C.E.M à hora no dia 7 de Março às 21:15 horas, no CUPAV- iremos aprofundar  “ Tende entre vós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus ” (Fl 2, 5),  e a oradora é a Magda Fontes, dos grupo Peregrinos.

 E Sempre

# Missa em S. João Baptista do Lumiar: 1º Domingo do mês - Dia 4 de Março pelas 18h30.

  Diz-me por onde andas

# A Quaresma vem ao nosso encontro- ver

http://www.snpcultura.org/a_quaresma_vem_ao_nosso_encontro.html

 # Sabedoria e Fraternidade - ver:

http://www.snpcultura.org/sabedoria_e_fraternidade.html

 # Atravessar a crise: notas para uma prática crente - ver:

http://www.snpcultura.org/atravessar_a_crise_notas_para_pratica_crente.html

Notícias da CVX-Sul, uma vez por mês 

 

Nº 92 Janeiro de 2012

ER

 Iniciamos cada ano celebrando a paz.

  Este apelo mundial à paz, que todos os que vivemos no planeta evocamos, torna-se mais premente numa época pejada de conflitos a várias escalas e muitas vezes sangrentos. Quase sempre na sua origem estão inseguranças, injustiças, intolerância, desconhecimento…ignorância. Coisas tão nossas, tão humanas que se não estão inscritas no nosso ADN vêm-nos coladas aos ossos. E assim, nós os geradores e potenciadores de conflito evocamos anualmente e em uníssono a paz que não conseguimos construir. Falta-nos juntar a este apelo um outro:   A Misericórdia de Deus!   A d’Ele por nós, e a que d’Ele recebemos pelos nossos semelhantes. Ousar olhar o céu azul; e juntar ao nosso apelo esta força que só vem do Alto.

 Vale como propósito?

  Equipa Regional Sul

 C.E.M à hora CVX-Sul

#   “Dominado pela compaixão, Jesus tocou-lhes nos olhos”  (Mt 20, 34a)  por Bruno Nobre,sj.

No passado dia 4 de Janeiro, enquadrado ainda no tema “Perdão/Convite à missão universal de Jesus” assistimos a um CEM à hora, em que logo de início, o Bruno Nobre,sj comentou que este tema constituía uma “ oficina metafórica para a experiência que fazemos nos EE”, e nesse sentido desenrolou a sua conferência. Espalhou pelas quatro semanas dos EE as suas ideias sobre o olhar de Deus; sobre o nosso olhar, para connosco e para com os outros; e sobre a luz que irradiamos, consoante temos ou não o olhar mais purificado, sabendo que este é consequência da graça de Deus (que temos de pedir) e não dos nossos esforços ou exercício de vontade.

Foi referido que D. António Couto, bispo de Lamego, disse que os cristãos há algum tempo que pensam que vêem mas que se calhar não vêem. E a missão do cristão é abrir os olhos, é ver. Para vermos precisamos que Jesus nos cure da nossa cegueira; só assim ganharemos lucidez sobre o que somos. Não veremos mais, nem veremos menos; curados por Jesus da nossa cegueira ver-nos-emos como somos, com verdade. Também necessitamos de ser curados da nossa cegueira para podermos olhar os outros e vê-los tal e qual são. E um olhar clarificado sobre os outros é uma grande coisa! A luz que adquirimos, após Jesus curar o nosso olhar, também desmonta ideologias, inclusivamente ideologias religiosas. A luz permite-nos olhar para a realidade de maneiras diferentes daquelas que costumávamos ter e sem relativizarmos a realidade. A luz também permite aprender a ver a Deus. E a discernir a sua vontade, que é também uma graça. Ver Jesus, olhar Jesus, contemplar Jesus tem efeitos terapêuticos; cura o nosso olhar (contemplação para alcançar amor/4ª semana; ser capaz de ver Deus em todas as coisas/ser contemplativo na acção).

Como se recupera a vista?

O evangelho dá a resposta: “dominado pela compaixão, Jesus tocou-lhes nos olhos”. E quanto a nós, podemos dizer que fomos tocados por Jesus? Sto Inácio quase que fisicamente o podia dizer. Nós podemos afirmar que vamos sendo tocados.

E se não tivermos a experiência de sermos tocados por Jesus, como podemos tê-la?

Jesus toca-nos, em primeiro lugar, pelos sacramentos. Toca-nos pela oração. Pela meditação da Palavra e da vida em comunidade/CVX. Toca-nos pelo exame de consciência (é ser curado um bocadinho em cada dia; não é por acaso que um dos passos do exame de consciência é pedir luz).

E irradiaremos a luz na medida em que enfrentarmos o que a vida tem de duro, sem fugir. Irradiamos luz ao sermos capazes de nos inclinar ao contrário do que a nossa natureza nos pede, ao inclinar-nos para aquilo que nos causa mais repugnância (P. Sérgio Diz Nunes). Se estamos centrados em nós próprios, naquilo que nos é mais fácil, não somos capazes de ver. (A Madre Teresa  de Calcutá saiu de si própria, estando despojada de si conseguiu ver com clareza). E ver é olhar universalmente (Pe Sérgio Diz Nunes, início do ano CVX: “quanto mais divino, mais universal”).

 E o que é a vocação universal? Devemos ir todos para as missões?

Não é tanto o que fazemos, mas como fazemos (história do pedreiro que ia juntando tijolos para um muro; quando questionado sobre o que fazia, em vez de referir apenas esse facto, explicou que estava a construir uma catedral). A missão do leigo é viver com o coração a nossa vida quotidiana. Somos enviados para levar luz às trevas (“Vem, sê minha luz”, disse Jesus à Madre Teresa de Calcutá).

 Devemos ter a preocupação quotidiana de sermos luz, com a alegria falada por Madre Teresa (a sua forma de levar alegria era através do sorriso).

E numa nota final Bruno falou na importância dos pequenos gestos, os quais possibilitam a Jesus falar-me; por exemplo saudar Jesus pela manhã, fazendo o sinal da cruz; manter a recta intenção, ao longo do dia, etc …para que a graça de Deus possa actuar.

 Ana Sotto-Mayor Pinto (Ruah)

Festa de Natal da CVX-Sul

# No dia 7 de Janeiro celebrámos o Natal em CVX, com missa na Igreja do Colégio de São João de Brito seguida de jantar partilhado. Neste encontro tivemos a oportunidade de conhecer novos membros da CVX Iniciação, de estar com outros grupos CVX e ainda de jogar uma sessão de bingo, reveladora de algumas particularidades de cada CVX.

Nesta noite tão animada, a festa foi preparada pelos grupos  CVX –M”, “CIAO” e “A Turminha”, um verdadeiro sucesso!  Neste convívio, em Comunidade alargada, era notória a grande alegria por estarmos juntos.

    

Relembrar este desafio

 #  Estás em CVX? Procuras missão?

 Já leste no Blog o pedido de ajuda para o projecto Casa Velha? Isso interessa-te? Sabes como o podes fazer?

 Há três formas concretas:

 1- Encaminhar e apresentar o projecto a quem achares que o pode apoiar;

2- Com um donativo, à medida do que cada um puder e quiser dar.

3- Como Benfeitor, contribuindo regularmente com uma quantia que desejares (cada pequeno contributo é sempre uma bênção, permitindo ir fazendo uma porta, electrificar um espaço, remendar um telhado, etc.).

 A Casa Velha tem uma Missão pela frente, de acolher, de juntar e reunir as pessoas à volta do que é essencial na vida e é esse lugar especial que se quer preservar e melhorar. Esse sonho é já de todos aqueles que por lá passaram. A tua ajuda contribuirá para que este projecto possa continuar a crescer.

 Margarida Alvim (Oração de rua)

Amanhã

  # C.E.M à hora dia 1 de  Fevereiro às 21:15 horas, no CUPAV- Reunião de Animadores:   A CVX, de grupo que partilha os exercícios espirituais a corpo apostólico.

 Respondendo à solicitação de muitos animadores na reunião de avaliação do ano passado, a próxima reunião de formação será especialmente dirigida aos animadores. É claro que seria bom e desejável que, para além do animador, estivessem presentes mais membros dos grupos.

 Na reunião do dia 1 de Fevereiro, o Miguel Villa de Freitas, do grupo A porta, que faz parte da equipa de formação, irá lançar  a reflexão sobre: onde estamos e para onde queremos caminhar.  Não percam, para assim podermos crescer juntos na identidade CVX.

  # Janeiro- Pagamento da Quota Global- mêspara pagamento do valor da soma das quotas de todos os membros do grupo- para o NIB da conta da CVX-Sul: 0035 0106 0000 8609 2300 6  da CGD. Os valores são: 30 € por membro com antiguidade superior a 2 anos;60 € ou mais para os beneméritos e 15 € para os estudantes.

  E Sempre

 # Missa em S. João Baptista do Lumiar: 1º Domingo do mês - Dia  5 de Fevereiro.

  Diz-me por onde andas

 # O evangelho é um jardim - ver:  http://www.snpcultura.org/evangelho_e_um_jardim.html

 # Vimos o invisível, dissemos o indizível. E há ainda tanto para ver e tanto para dizer! - ver:  http://www.snpcltura.org/vimos_o_invisivel_dissemos_o_indizivel.html

 #  As cartas de Milada Horáková- ver:  http://www.malomil.blogspot.com/2012/01/apesar-de-se-ter-convertido-num-simbolo.html

Notícias da CVX-Sul, uma vez por mês 

 Nº 91 Dezembro de 2011

 ER

  Chegou o Advento!

 Este tempo que nos centra no presépio de Belém.

 Tempo em que procuramos criar dentro de nós pelo menos um estábulo, uma manjedoura quentinha e a ternura de José e Maria.

 Pois é, Ele pede tão pouco! E para nós tão pouco é tanto! Porque temos muito mais que um estábulo, mais que uma manjedoura...

 Mas será que temos o coração aberto para receber o Menino? Ou estamos demasiado cheios, tão cheios que as portas do nosso coração não abrem?

 Talvez seja agora a oportunidade de procurarmos tirar de nós o que nos impede de escancarar o coração a este Menino que vem ao nosso encontro.

 Passa por mim, hoje, a vinda de Jesus à humanidade. Se depender de mim, há Natal?

 Equipa Regional Sul

  

C.E.M à hora CVX-Sul

 Quanto mais universal mais divino”, sessão «Porque sou Deus e não um homem, comovo-me» (Os. 11,9) por Ir. Irene Guia ACI.

 Foi uma óptima estreia para mim a Cem à hora. Não sabia exactamente o que esperar quando no passado dia 7 de Dezembro, tive a oportunidade de pelas 21h15 ir ouvir a Ir. Irene Guia ACI. Foi uma viagem rápida, como não poderia deixar de ser a Cem à hora, mas profunda por 3 “passagens”:

 1. Jonas 4. 1-11 (Desgosto do profeta e resposta divina)

 2. Mateus 20. 1-16 (Parábola dos trabalhadores enviados à vinha)

 3. Genesis 3. 1-12 (O relato do paraíso)

 Estas passagens deram corpo ao seminário centrado em «Porque sou Deus e não um homem, comovo-me» (Os. 11,9). A sabedoria e experiência de vida da Ir. Irene abriram os horizontes da minha espiritualidade. A importância da ordenação do afectos e o perdão foram dos pontos mais marcantes na exposição e no debate que se seguiu. Foi muito bom!

 Muito obrigado à Ir. Irene pelo interessante seminário e obrigado também à Equipa Regional pela organização. Fica ainda uma recomendação para todo o universo CVX Sul que sempre que tiverem oportunidade não deixem de ir a CEM à hora, vale mesmo a pena!

  Luís Fontes (Canónigos)

Quarta dia 7 de Dezembro  a Irmã Irene Guia, aci foi a conferencista  sobre o tema « Porque sou Deus e não um homem, comovo-me» . Começou por um Deus que se Comove porque é BOM, passando pelo Antigo e Novo Testamento, o Pai Nosso, o Princípio e Fundamento, 1ª Semana, Pecado… Mais importante, pela capacidade de Perdoar e Amar. Depois de tão rica partilha, só se pode fazer uma pergunta. Porque não estão cá todos? Venham a 200/hora. Entristeço-me sabendo o que estão a perder!

 Ricardo Roncon (Peregrinos)

PerCurso de Acolhimento e Iniciação CVX   # Iniciação- Percurso de Acolhimento

O PerCurso de Acolhimento e Iniciação à CVX, que arrancou no passado dia 20 de Outubro, conta até ao momento com 62 “noviços”, distribuídos por cinco grupos, com idades entre os 22 e os 62 anos. Destes cinco grupos, três estão preenchidos com gente até aos 30 anos.

Para os conduzir, ao longo de todo o ano, através do “Percurso” tão oportunamente traçado pela Equipa de Formação da CVX-P, contam com os animadores Filipa Ferrão (4ª Sim, 4ª Não), Margarida Lagarto (Peregrinos), Miguel Anacoreta Correia (Sal da Terra), Alexandre Canadas (Manos), Inês Antunes Ribeiro (Ciao) e José Lobo (Sinais).

 Das primeiras reuniões, o traço comum a mais novos e mais velhos é a busca de um maior aprofundamento da vida espiritual e de um caminho com que melhor se identifiquem dentro da Igreja, quase todos ainda a procurar criar hábitos de oração e a perceber o que é a partilha de oração e de vida em CVX.

 A toda a Comunidade pede-se que os tenha presentes em oração, animadores e animandos, e que esteja de braços e coração abertos para, no final do ano, acolher nos seus grupos os resistentes, aqueles para quem a proposta da CVX tenha ido directa ao coração!

Equipa Regional Sul

 Amanhã

 # C.E.M à hora- Depois de lermos os testemunhos do último CEM à hora, temos mesmo de ir!-  no dia 4 de Janeiro às 21:15 horas, na Cúria iremos aprofundar o tema “Perdão/Convite à missão universal de Jesus”. O orador convidado é o Bruno Nobre,sj, que nos falará da fragilidade do homem e a misericórdia de Deus, numa conferência intitulada “Dominado pela compaixão, Jesus tocou-lhes nos olhos”  (Mt 20, 34a).

 # 7 de Janeiro Celebração do Natal CVX.

E Sempre

 # Missa em S. João Baptista do Lumiar: 1º Domingo do mês - Dia 1 de Janeiro.

 Diz-me por onde andas

# A espera do Advento- ver:

http://www.snpcultura.org/espera_do_advento.html

#  Advento- ver:

http://www.snpcultura.org/advento.html

Recomendado por Carmo Almeida (Sal da Terra)

Notícias da CVX-Sul, uma vez por mês 

Nº 90 Novembro de 2011

 ER

  O mês de Novembro é tradicionalmente ligado aos que nos precederam. Somos convidados a recordar e a rezar por aqueles que já passaram por aqui e que, tendo percorrido o caminho que neste momento fazemos, se encontram noutro estádio ou fase das suas vidas.

 É um mês bom para lembrar (sem razão para desânimos, já que nos esperam coisas melhores) que aqui estamos de passagem, em trânsito. E que, como os bons condutores, devemos prestar atenção aos pequenos ou grandes sinais da estrada do nosso quotidiano, aos outros condutores ou peões - aos ocasionais e aos que, por qualquer razão, permanecem ao nosso lado ou caminham perto - e à beleza da paisagem.

 E porque a guiar, aprende-se guiando, há que ir exercitando a nossa atenção e aprofundando o nosso olhar, servindo-nos dos meios que a espiritualidade inaciana propõe e das ajudas que a CVX vai pondo ao nosso alcance.

Percorreremos o caminho mais ágeis e mais leves e, paradoxalmente … chegaremos ao fim num grande “automóvel” carregado de coisas boas.

Equipa Regional Sul

 C.E.M à hora CVX-Sul

 # “Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa” (Gen 1,31)-     Margarida Reduto ( Romanos 8 )

Vinte à hora… Cem à hora não tem sido a minha velocidade em CVX. Não é bem por valores mais altos se levantarem (no máximo, estarão todos à mesma altura), mas porque quando andamos muito na estrada, convém ir à máxima velocidade legal, na ilusão de chegarmos mais ou menos a tempo a todo o lado.

No passado dia 2 de Novembro, aceitei o desafio da ER e lá acertei o contador, pelas 21h15, para os cem à hora. Mas ainda não foi desta. O que encontrei foi um passeio em família, daqueles em que vamos deslizando em boa companhia e numa excelente paisagem, no máximo a… vinte à hora. Uma delícia. A Margarida, condutora, guia e companheira de viagem, levou-nos pelos seus recantos preferidos, que ela conhece bem e onde tem estado muitas vezes e muito bem acompanhada. E como qualquer bom guia turístico, foi-nos explicando as histórias dos seus passeios, das suas experiências, a história das histórias, muitas, que tinha para nos contar. Foi uma viagem curta no tempo, mas que nos remeteu para longe, para uma terra prometida de um Deus que nos ama incondicionalmente, exactamente como somos, sem tirar nem pôr nada que melhore a fotografia. Uma terra criada para nós, sempre à nossa espera, pronta para nos ajudar a louvar e a reverenciar a quem de direito.

Obrigada Margarida, obrigada Equipa Regional. Modelo a repetir. E para quem lá esteve, se é que me entendem: ponto.

Mena Lemos Caldas (Ruah)

Na quarta-feira estive no Cem à hora! Algo nunca visto, ou melhor, desde que estou na CVX, este é o segundo a que vou em 4 anos….Enfim, toca a todos e desta vez não havia escapa…

Ouvi a Margarida falar sobre a criação e o amor de Deus. Foi a partilha de uma experiência de vida, de quem procura a verdade e a vive.

 A Margarida explicou-nos porque é que relaciona a criação com o amor e a sua descoberta que o amor de Deus é um amor incondicional, sem se´s e como isso nos dá mais tranquilidade. Este amor é comparado ao amor filial de pais para filhos, que aconteça o que acontecer, amam sempre os seus filhos.

Eu fiquei espantada pela forma como a Margarida falou. Tocou-me a sinceridade de coração e a sua procura de verdade.

Obrigada Margarida. Valeu a pena ter ido ao Cem à hora e ficou a vontade de voltar já no próximo.

Teresa Posser de Andrade (Lux)

AA – Reunião de Lançamento do Ano CVX-Sul

# Mais um eco do tema Missão - Subtema- Entre ajuda

 A entreajuda deverá existir, em primeiro lugar, no seio do pequeno grupo CVX. Concretiza-se no apoio ao trabalho do animador, na disponibilidade, no contributo de todos, no levar ao grupo situações de discernimento de missão particulares. Na comunidade regional e nacional, poder-se-ia potenciar o modo de vida CVX nas diversas missões dos seus membros (familiar, profissional, voluntariado), através de um registo sistematizado das suas áreas de missão, e pondo em contacto os membros com áreas de missão semelhantes, para troca de experiências (outra sugestão foi de aproveitar os encontros mensais para conferências sobre áreas de missão específicas). Daqui, sublinha-se a importância da iniciativa dos membros CVX, já que seria impossível a concretização destas ideias, apenas pelos elementos das equipas regional/nacional. Por fim, procurar “estender o olhar” à CVX mundial, por exemplo na consciencialização e oração pelas situações de perseguição religiosa.

Inês Sousa ( Mais Além)

Amanhã

 # C.E.M à hora no dia 7 de Dezembro às 21:15 horas, no CUPAV continuaremos a aprofundar o tema “Quanto mais universal mais divino”.  A oradora convidada é a Ir. Irene Guia, aci, que nos falará da fragilidade do homem e a misericórdia de Deus, numa conferência intitulada “Porque sou Deus e não um homem, comovo-me” (Os 11,9).

E Sempre

# Missa em S. João Baptista do Lumiar: 1º Domingo do mês - Dia 4 de Dezembro.

Diz-me por onde andas

# Uma obra pode não ser religiosa à primeira vista mas “ pela sua carga espiritual, tornar-se naturalmente cristã” - ver:

     http://www.snpcultura.org/obs_16_joao_bigotte_chorao.html

# Só há uma infelicidade, que é a de não sermos santos - ver:

    http://www.snpcultura.org/so_ha_uma_infelicidade_nao_sermos_santos.html

# Cultivar a identidade cristã - ver:

    http://www.snpcultura.org/cultivar_identidade_crista.html

Recomendado por Carmo Almeida (Sal da Terra)

Notícias da CVX-Sul, uma vez por mês 

 Nº 89 Outubro de 2011

 ER

Queremos neste primeiro editorial dizer-vos apenas duas palavras: AQUI ESTAMOS! A Ana Melo, o Miguel Braga, o Miguel Oliveira, o João Simões e a Rosário Santiago, com a ajuda inestimável do P. Sérgio, à disposição da CVX-SUL e, consequentemente, de cada um de vós.

E porque só podemos ir ao vosso encontro a partir de realidades muito concretas, pequenos passos e gestos, devolvemos-vos a palavra e a cada um perguntamos: o que esperam de nós? Como olham para a CVX, para os vossos grupos e para a comunidade regional, no momento actual? Que desafios sentem?  Que dificuldades têm? O que vivem? Onde e como gostariam de ser ajudados? Onde sentem que podem colaborar? Por onde acham mais urgente e importante começar? O que fariam se estivessem na equipa regional?

Perguntas concretas... exigem respostas concretas, compromisso e envolvimento concretos! ESTAMOS AQUI! à vossa espera, para vos servir melhor!

Equipa Regional Sul

AA – Reunião de Lançamento do Ano CVX-Sul

# Reunião de Arranque no Rodízio

 No Domingo, dia 25 de Setembro estivemos na reunião de lançamento do ano da CVX- Sul em que vivermos mais um dia em comunidade. Começámos por fazer a “radiografia” da região, e demo-nos conta que o “esqueleto” estava praticamente completo! Presentes estavam 45 grupos dos 53 que estão registados na base de dados da região Sul, grande alegria! De seguida foi um olhar para trás, a Raquel Rei, veio relembrar o que foram os últimos 6-7 anos e focar a razão de ser CVX em Igreja. Depois seguiu-se um momento de oração em que fomos chamados a lembrar toda a comunidade CVX desde a sua formação, nas pessoas que já nos deixaram, na comunidade actual e a sentirmo-nos agradecidos por podermos dizer hoje que somos CVX, por comungarmos da mesma espiritualidade, do mesmo chamamento. Após este tempo de oração, foram aprofundados 3 temas específicos em grupo (Comunidade, Espiritualidade e Missão), e após muitas chamadas lá fomos todos para o almoço, onde nos foi colocado o desafio de acolher quem estava na nossa mesa.

Iniciamos a parte da tarde a escutar o Padre Sérgio, que nos ensinou que a expressão “ Quanto mais universal mais divino” já vem de Aristóteles ( 384-322 a.C), que nos  falou da importância dos EE, uma experiência que conhecemos bem e nos inspira a caminhar para Deus como comunidade.

 Falou-nos do amar como sendo a nossa vocação fundamental e que nos conduz ao desejo de coisas maiores, não nos deixando cair na mediocridade, mas que contudo temos a possibilidade de a negar, o que nos encerra, nos fecha, mas que através do perdão temos a possibilidade de ser devolvidos à situação de liberdade e de abertura, ficando de novo perante a universalidade.

 Lembrou-nos que o amor consiste mais em actos do que em palavras, relembrando o desafio que é feito a toda a comunidade, a colaborar com Deus na sua missão, que é universal, aberta à colaboração de todos e ao compromisso que isso implica a cada um de nós.

Relembrou-nos o momento mágico vivido a 11 de Maio de 2010, durante a missa celebrada pelo Papa Bento XVI, no Terreiro do Paço. O que se viveu ali foi Igreja, reunimo-nos como comunidade para celebrar a  fé e nela sermos animados e confirmados pelo Sucessor de Pedro. Disse-nos que  é possível continuar o que ali se começou. Dispormo-nos à Palavra e fazer silêncio, para nos deixarmos interpelar, convocar e provocar. O silêncio que ajuda à conversão do coração, que se faz activo.  E sentir a Alegria de que Deus está connosco na vida.

Estas palavras foram de interpelação e desafio a cada um de nós, mas também de confiança e de alento, afinal estamos a caminho, cada um no seu ritmo, no seu passo.

 Depois foi o momento de expor o trabalho realizado na parte da manhã pelos vários grupos, que aqui resumimos:

1. Comunidade

Só para se perceber o contexto da discussão sobre o tema, o  grupo era constituído por pessoas oriundas de diferentes tipos de CVX, desde os "recem nascidos" (grupo de Santarém) até a verdadeiros "dinossaurus" (pessoas com  mais de 20 anos de comunidade), o que enriqueceu imenso a partilha. Começámos por tentar identificar pontos fracos, que limitam este sentimento de grupo alargado, e chegamos  à conclusão de que um problema comum é sentirmos e sabermos que na comunidade há sempre alguém mais disponível do que nós, tornando esta DIMENSÃO uma das mais difíceis de ser atingidas na CVX. A realidade é que são tendencialmente as mesmas pessoas que vão as actividades e isso é transversal a todos os grupos. Pensaram-se então em medidas que ajudem a criar sentido de pertença e responsabilização na comunidade: trabalhar a dimensão do acolhimento (é necessário comprometer a faixas etárias mais novas e fomentar actividades dos mais pequenos); propor aos grupos o envio de diferentes membros a cada actividade; propor a grupos que animem esporadicamente outros grupos; responsabilizar um grupo por cada encontro/ actividade; propor à Equipa regional fazer visitas a grupos;  fazer a reunião em espaços comuns que fomentem a comunicação, bem como o uso de meios cada vez mais utilizados como o Facebook;  reescrever de forma simples a história da CVX em Portugal e o seu percurso na Igreja.

 É assim um desafio que se mantém em construção dentro de cada um de nós, trabalhar e descobrir a cada dia a nossa própria identidade!

Joana (Radicais livres)

No nosso grupo foi referido que actualmente assiste-se a diferentes níveis de envolvimento das pessoas nos seus grupos, existem alguns elementos fixos nos grupos e outros que vão "rodando" e ao facto de serem os animadores que por princípio vão às actividades da comunidade. Sugestões que apareceram por forma a melhorar esta dinâmica: Todas as notícias serem comunicadas para todos os elementos dos grupos e não só para os animadores, usar o Facebook como ferramenta para comunicar com toda a comunidade, envolver os grupos na preparação dos eventos da CVX Regional e Nacional, promover encontros preparados pelos diferentes grupos com o objectivo de aumentar a noção de comunidade.

  Paulo Cópio (Chama)

 2. Espiritualidade

 Os Exercícios Espirituais são fonte e instrumento da nossa espiritualidade. Como forma de interiorizar a importância dos EE na vocação do grupo foi referida a importância de partilhar em CVX a vivência dos EE. Foi referida a riqueza de fazer EE em grupo o que lhe dá uma maior unidade e é uma forma de aproximar mais as velocidades muito diferentes de cada um. Foi ainda referida a  riqueza que é a partilha em grupo dos EE na vida corrente. A nível de medidas para motivar os membros a fazerem EE foi sugerido as orientações de vida seguirem os EE, a linguagem das OV ser mais livre e haver formação em grupo.

3. Missão     Subtema- Blog/CAS - formas de Comunicação

O ponto de partida foi qual o objectivo do Blog, CAS e Facebook. Faz sentido existirem estas 3 vias? A conclusão foi Sim! Pois têm finalidades distintas.

O objectivo do CAS é funcionar como uma newsletter mensal divulgada para todos os elementos da CVX- Sul, o do Blog e do Facebook é que seja de todos e para todos. A diferença é que no Blog se tem de ser seguidor e aderir, no caso do Facebook funciona em rede social. O Blog deve ser dinâmico, para divulgação imediata de actividades, partilha de temas variados, que nos possam interpelar a todos. Considerou-se uma ferramenta poderosa no sentido da possibilidade de alargar ainda mais, de tocarmos pessoas para quem possa ser importante a nossa vivência.

O que de facto está a acontecer? A participação da comunidade no Blog é muito reduzida. De forma a ultrapassar e dinamizar a colocação de posts, surgiu a ideia de cada grupo ficar responsável por colocar posts no Blog 1 vez por mês, pois só com a contribuição e enriquecimento do Blog por todos é que fica validado o objectivo da sua existência.

       Carmo Almeida (Sal da Terra)

    Subtema- Oração na Cidade

 A Leonor Saragoça falou-nos de um projecto em que esteve envolvida, no âmbito da CVX, sobre este tema, mas que não vingou. A ideia é ter um local em Lisboa onde haja possibilidade de haver oração. Aqui surgiram muitas questões.

A periodicidade: deverá ser todas as semanas, quinzenal ou mensal? Pensámos que para começar poderia ser mensal, mas é um caso a decidir.

Horário: deverá ser à hora de almoço ou ao fim do dia? Por um lado já há vários grupos que fazem oração à noite, pelo que poderia ser à hora de almoço. Mas por outro lado à hora de almoço muitos não têm tempo.

Local: numa Igreja ou num local neutro? E também se deveria ser sempre no mesmo sítio, ou de cada vez em sítio diferente? E ser no centro de Lisboa, ou num local onde trabalhe ou habite muita gente?

Deverá destinar-se apenas a cristãos, ou também alargado a outros credos e a pessoas sem credo algum? Fará isto sentido, ou não?

Como somos 56 grupos, se fosse semanal daria para organizar cada grupo uma vez por ano. Assim todos estariam envolvidos.

Pensámos que tudo são questões a decidir, mas que há vontade em organizar esta ORAÇÃO NA CIDADE.

Queriamos marcar já uma reunião para breve, mas optámos por não o fazer, pois pensámos que deverá ser a Equipe Regional a liderar ou a indicar quem deva liderar esta iniciativa.

Miguel Cordeiro de Sousa (Sarça Ardente)

    Subtema- Entre ajuda

Num final de manhã solarengo de Domingo, tive o gosto de percorrer um caminho de debate muito vivo sobre a temática ‘Entre-ajuda’em CVX.

Surgiram, naturalmente, várias, e enriquecedoras visões em que encontrámos também alguns pontos comuns. Não querer ser redundantes/substitutos face a outros movimentos católicos, concentrar o mais possível a ajuda em que precisa e não tanto em estruturas que precisem de ser gerida e organizadas, alicerçar a ajuda em ‘ouvir o outro’, ajudar a discernir, e rezar.

Surgiu então a ideia de ‘formalizar uma rede informal’, através de um endereço de email criado para o efeito (que se chamaria ‘Entra e Ajuda’).  Quem estivesse disponível increver-se-ia como ‘estando aberto’ a receber um pedido de ajuda. A decisão do tipo de ajuda seria feito pelo próprio mediante um caso concreto. Existiriam assim 2 tipos de papéis, um, detectar e encaminhar pedido de ajuda, e um segundo, ‘dar ajuda’. Uma ideia a aprofundar!

São Pereira Rosa (Sal da Terra)

O dia terminou com a Eucaristia, em que demos Graças pelo dia vivido e de onde saímos de coração cheio e com a vontade de sermos experiência de Deus no Mundo.

PerCurso de Acolhimento e Iniciação CVX

 A Iniciação à CVX que, em alguns anos foi feita num fim-de-semana, passou a ser, desde Outubro passado, feita ao longo de um “ano CVX”, de Outubro a Junho. O principal objectivo deste tempo de formação mais dilatado é precisamente dar tempo a cada um para avaliar se é este o percurso espiritual com que melhor se identifica.

O que propomos para este ano que agora começa, a quem quer conhecer a CVX e experimentar se é esse o seu caminho na Igreja, é um PerCurso de Acolhimento e Iniciação, que começa no dia 20 de Outubro próximo, no salão do CUPAV, e que continua ao longo de todo o ano, de 15 em 15 dias até final de Junho.

Estão já 33 pessoas inscritas no Curso deste ano, com idades compreendidas entre os 23 e os 48 anos, muitas das quais fizeram já Exercícios Espirituais. Desafiamos toda a Comunidade a ir rezando ao longo do ano pelo percurso destes nossos iniciandos!

 A quem concluir este Curso com louvor e distinção é oferecida a possibilidade de entrar na CVX, formando um novo grupo ou integrando um grupo já existente que esteja disponível para o acolher.

Os interessados deverão inscrever-se previamente, enviando os seus dados pessoais (nome, idade, telef, se já fez EEs e se já esteve em CVX) para o endereço cvx.regiaosul@gmail.com.

A quem souber de interessados em fazer este percurso para entrar na CVX, agradece-se que transmita este convite!

Equipa Regional Sul

Amanhã

 # C.E.M à hora no dia 2 de Novembro às 21:15 horas, na Cúria Provincial sobre o tema “Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa” (Gn 1, 31). A oradora convidada é a Margarida Reduto do grupo Romanos 8.

 E Sempre

# Missa em S. João Baptista do Lumiar: 1º Domingo do mês - Dia 6 de Novembro

 Diz-me por onde andas

Deixa-me contar-te uma história - ver: http://www.snpcultura.org/deixa_me_contar_te_uma_historia.html

Recomendado por Carmo Almeida (Sal da Terra)

Notícias da CVX-Sul, uma vez por mês 

 Nº 88 Junho de 2011

 RR

Ana, Miguel, João e Rosário: são os companheiros cujos talentos, tempo, imperfeições, dedicação, idiossincrasias, saber, impaciências, trabalho, mau-feitio, etc., o Senhor oferece a cada um de nós durante os próximos 2 anos. Cabe-nos, pois, agradecer e acolher.

A mim, à Luísa e à Dache, além disso, cabe-nos também agradecer o muito que recebemos durante estes 3 anos em que nos tocou o privilégio de ser veículo da graça de Deus para a região sul.

 Raquel Rei

Festa Final de Ano no Rodízio  -   Eleição da Nova Equipa Regional

Numa manhã de céu azul que não tem fim, os representantes dos grupos foram chegando ao Rodízio para a eleição dos novos membros para a Equipa Regional. A Raquel começou por fazer uma breve a explicação do processo de votação e a recolha dos votos foi muito facilitada com a colaboração do Xavier.

Assim a nova equipa regional foi rapidamente eleita: Ana Melo, Miguel Braga, João Simões e Rosário Santiago, a quem foi agradecida a disponibilidade oferecida.

De seguida celebrou-se a Eucaristia, onde foi relembrado o percurso, neste ano em CVX,  e a alegria de termos um olhar agradecido por todo o bem recebido ao longo deste tempo, em que tanto aconteceu:

  •       A eleição da equipa nacional e assembleia nacional;
  •       A realização do body building apostólico;
  •       Os compromissos permanentes realizados;
  •       O curso de guias;
  •       A criação da nova região além-Tejo;
  •      Os novos grupos em Santarém e Leiria.

 Um agradecimento especial foi feito, em nome de toda a CVX, à Raquel, Luísa e Dache pela entrega e dedicação na equipa Regional.

Fomos também interpelados no sentido de nos deixarmos tocar pelo que acontece à nossa volta, mais perto e mais longe, na Comunidade e fora dela. Sermos capazes de ter um olhar salvador sobre o outro, um olhar que nos faz sair de nós e fazer do outro o centro. Um olhar capaz de ir às margens, de congregar e trazer para o centro. E, depois de tanto, ficou o desafio de conseguirmos olhar o Futuro com mais Ânimo e Esperança.

Nesta celebração foram ainda feitos 14 novos compromissos temporários:

 

 E agradecida a nova  equipa regional, estando só em falta a presença (física) da Ana Melo:

De seguida, com uma alegria contagiante fomos para o pinhal, conviver com a nossa e as outras CVX, entre amigos e  família, tentando dar tempo a todos e a cada um:

 

E Sempre

# Missa em S. João Baptista do Lumiar em cada 1º Domingo do mês. A  próxima será a 3 de Julho.

Diz-me por onde andas

#  Fraternidade  segundo D. Manuel Clemente

http://www.snpcultura.org/fraternidade_segundo_d_manuel_clemente.html

#  Sabedoria e Fraternidade

http://www.snpcultura.org/jose_mattoso_sabedoria_e_fraternidade.html

#  Nós também somos de lá

http://www.snpcultura.org/nos_tambem_somos_de_la.html

 Recomendado por Carmo Almeida (Sal da Terra)

Notícias da CVX-Sul, uma vez por mês 

 Nº 87 Maio de 2011

RR

 Com as eleições para a nova equipa regional já à vista, a 19 de Junho, é tempo de agradecer a Deus o tempo de graça que me concedeu. Foi uma oportunidade de aprofundar a minha relação com Deus, me aproximar de pessoas que não conhecia ou conhecia mal, de crescer na minha relação com a Igreja, de pôr os meus fracos talentos ao serviço do Senhor… Enfim, foi um tempo de consolação.

Raquel Rei – Presidente da CVX-Sul

C.E.M à hora CVX-Sul # Estava preso e fostes visitar-me”-"Porquê visitar presos?" - Jorge Lima

Como possível área de missão CVX é sentir que se tem uma responsabilidade social para com seres humanos incómodos, "inexistentes" e "transparentes", em relação aos quais sentimos a nossa repulsa perfeitamente justificada. Para quem visita presos, estes são, sobretudo, alguém a quem as tentações não passaram da única porta aberta que a vida lhes apresentou. É esta capacidade de ir além do julgamento fácil que deve caracterizar um visitador. E é sair de lá com o sentimento de que se é fundamental para alguém. Quando a vocação e a afinidade não passam pelas visitas regulares, como referiu o Jorge Lima, podem passar por contribuir, por exemplo, em comunidade CVX, com produtos de higiene, cartões telefónicos, angariação de serviços, como cursos, workshops, espectáculos, etc., pois também assim "podemos ser cristãos certos no sítio certo..."

Susana Pereira (Sal da terra)

Relembrar este desafio #  Jovem, estás em CVX? Procuras missão?

Permitam-me falar-vos num voluntariado muito especial. É de facto aliciante, porque nos faz sentir verdadeiramente úteis ao próximo, e acontece de facto no mundo do crime, porque o nosso próximo são os reclusos do Hospital-Prisão de S. João de Deus, em Caxias. Somos ainda muito poucos CVXistas num universo de cem visitadores, mas se as linhas abaixo vos interessarem, teremos muito gosto em vos acolher no grupo a partir do início do ano que vem, ou em alternativa, contar com a vossa ajuda em acções de rectaguarda.

O Grupo de Visitadores do Hospital-Prisão de S. João de Deus tem cerca de 20 anos de actividade, cerca de 100 membros, e faz parte integrante da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras.

 Uma vez por semana, à sexta-feira, único dia aberto a visitadores, visitamos as enfermarias do Hospital-Prisão, incluindo Psiquiatria, durante duas horas, conversando com os reclusos, tentando dar-lhes um sinal de que a sociedade «lá fora» não os esqueceu, e os apoia, qualquer que seja o motivo que os levou a ser presos. Celebramos igualmente a Eucaristia no final das visitas.

 Na nossa actividade, procuramos ouvir as necessidades dos presos/doentes, seguindo as palavras «Estava preso e fostes-me ver...», quanto mais não seja como «ombro amigo», mas sempre que possível também em acções concretas, que, apesar de minúsculas quando comparadas com as suas necessidades, ajudam por vezes a resolver situações de grande dramatismo. Alguns exemplos:

  • Oferta de cadeiras de rodas a reclusos sem meios;
  • Sensibilização da Direcção para situações humanas a necessitarem de especial atenção, que cheguem ao nosso conhecimento:
  • Organização, no Natal e na Páscoa, de lanches, acompanhados por grupos de cantores e músicos;
  • Encontros de Leitura, onde divulgamos o livro e a leitura, nas vertentes Conto, Poesia, Crónica e Teatro;
  • Oferta de livros à Biblioteca do Estabelecimento;
  • Cursos de Pintura;
  • Concurso de Poesia e Conto;
  • Pequenas ofertas, para além de um Cabaz de Natal;
  • Acompanhamento, ainda que de forma incipiente, por falta de meios humanos, de reclusos libertados com necessidades humanas ou materiais na sua nova vida;
  • Formação dos nossos visitadores através de palestras com médicos, psicólogos e técnicos de serviço social.

Estamos sempre abertos à entrada de novos voluntários, seja como visitadores, seja para desempenhar tarefas fora do Hospital-Prisão, nomeadamente acompanhamento das famílias dos reclusos, acompanhamento de reclusos libertados, ou acções de sensibilização da sociedade civil para a actividade do grupo. Apesar de o grupo ser católico, estamos abertos a pessoas de todas as denominações religiosas, ou de nenhuma, desde que animadas de boa vontade e amor ao próximo.

Acreditamos, a finalizar, que a par das acções políticas em favor da melhoria das condições de vida da população prisional, nunca desaparecerá a necessidade de as acompanhar de um contacto humano pessoal, que mantenha acesa em quem está preso a esperança de uma mudança de vida para melhor. É isso que tentamos fazer o melhor que nos é possível.

Jorge Lima (Ruah)

 Amanhã

 #  4 de Junho no CUMN- festa de aniversário dos 35 anos do CUMN. #   19 de Junho, dia de convivio  CVX e Eleição da  Equipa regional no Rodízio.

 

E Sempre

# Missa em S. João Baptista do Lumiar em cada 1º Domingo do mês. A  próxima será a 5 de Junho.

 

Diz-me por onde andas

#  Sobre a leveza

http://www.snpcultura.org/sobre_a_leveza.html

 Recomendado por Carmo Almeida (Sal da Terra)

Notícias da CVX-Sul, uma vez por mês 

 

 

Nº 86 Abril de 2011

RR

 Ainda ouço as palavras da conferência de abertura do workshop em que participei no dia 26, em Cernache (A missão de professor): haverá uma maneira CVX de ser professor? A pessoa CVX é um filho do seu tempo; é um contemplativo na acção; vive em atitude de discernimento; e vive como enviado. 

 Peço ao Senhor, nesta Páscoa, que nos ajude a todos a, em cada um dos nossos múltiplos campos de missão, sabermos ser filhos do nosso tempo, vivermos em atitude de discernimento e como enviados.

 Raquel Rei – Presidente da CVX-Sul

Encontro Nacional CVX-  Cernache - Testemunhos

 O Dia Mundial foi dia de compromissos permanentes. A Angita, a Fátima, a Raquel, a Zéca, o Zé e eu, sentindo que o modo de ser CVX se tinha tornado parte das nossas identidades, decidimos expressá-lo publicamente. Foi sobretudo um momento de acção de graças por tanto bem recebido e a oportunidade para dar um sinal visível de que a espiritualidade inaciana se encontra bem viva e actuante nesta comunidade, que continua desejosa de dar muito fruto.

  Marta Sá Rebelo

Apesar de um acordar preguiçoso, numa manha cinzenta e chuvosa a positividade do dia foi-se revelando...

O workshop em que participei Ser Profeta no Meio Empresarial despertou-me para a vivência do meu quotidiano, e a partilha com os demais contribuiu para o reconhecimento do sentido último de todas as coisas e que Ele sempre está!

A comemoração deste dia mundial, embora eu seja recente na CVX, constituiu para mim um agitar dos hábitos instaurados e o desejo profundo de viver mais de perto o que aprendi e reaprendi neste dia.

Diana Santos Silva

  C.E.M à hora CVX-Sul Exame de Consciência - Tintão

 O Exame de Consciência é uma ferramenta crucial de apoio ao Discernimento. Deste último resultará a sintonia do meu caminho com aquele que Deus me propõe. Discernimento para escolher bem, Discernimento para viver bem.

Deus fala-me na minha própria experiência, através do que sinto e experimento interiormente. É importante por isso não andar distraído mas reparar nas moções sentidas ao longo do meu dia, nos acontecimentos ocorridos (bons e maus) e na forma como ressoaram em mim, na presença e na ausência que senti de Deus, nas vezes que correspondi à Sua vontade e as fugas à mesma.

 O EC Inaciano compõe-se de 5 pontos a que se acrescenta um prévio de acalmia interior com vista a e uma descontracção física e pacificação psicológica. Tomo consciência da presença de Deus junto de mim.

 1. Avalio o meu dia, dou graças pelos dons recebidos; os dons habituais e os deste dia na resposta ao que de concreto me aconteceu. Tomo consciência que os elementos do meu dia me ajudam a descobrir o meu eu e o meu papel no mundo.

2. Peço a Luz para avaliar bem o meu dia, para o rever, para me conhecer melhor como protagonista deste filme que é a minha vida.

3. Revejo os tempos, lugares, acontecimentos; a minha reacção a pessoas e coisas, quem me perturbou, quem me consolou, o que me deu paz, o que provocou em mim sentimentos bons ou maus, desejos, inquietações, insegurança, frustração. O que me abriu aos outros o que me fechou em mim. Qual a origem destes sentimentos? Onde e quando é que Deus esteve presente ou ausente?

4. Olho para mim com compaixão e amor. Tomo consciência daquilo em que fiquei aquém do que queria, do que desejo; daquilo em que a minha resposta foi pouco generosa ou gerada por motivações que não me dão paz. Peço perdão. Agradeço o que de bom me aconteceu, aquilo em que estive bem, a presença de Deus em mim.

5. Disponho-me para o dia de amanhã com propósito de emenda; uso a regra dos 4 “P”:

          Pouco (1 coisa de cada vez)

          Prático (concreto)

          Possível (ao meu alcance e progressivo)

          Progressivo (buscando o crescimento);

Perante as dificuldades habituais, não complicar, ser perseverante, fazer um exercício de memória, avaliar sob a perspectiva do coração, dos sentimentos. Permanecer no ponto que mais tocou e reflectir nisso. Escolher a altura mais adequada às circunstâncias diárias. Arranjar um modelo simples, que se adapte a mim que seja prático e eficiente. Também pode ser bom fazer a ligação ao TPC que se está a viver.

 Ana Ó Ramos (Mais)

Amanhã

 #  4 de Maio às 21.15h horas, no salão do CUPAV C.E.M à hora.

 E Sempre

# Missa em S. João Baptista do Lumiar em cada 1º Domingo do mês. A  próxima será a 1 de Maio.

 

Diz-me por onde andas

#  Ele nunca desiste de nós

http://www.snpcultura.org/ele_sabe_que_vale_a_pena_morrer_por_si.html

#  O Evangelho

http://www.snpcultura.org/o_evangelho.html

Recomendado por Carmo Almeida (Sal da Terra)

Notícias da CVX-Sul, uma vez por mês 

Nº 85 Março de 2011 RR “Eis que vou realizar algo de novo (Is. 43, 19)”

 Este ano somos desafiados a celebrar o Dia Mundial de um modo diferente do que vinha sendo habitual. A Equipa Nacional convida-nos a partilhar as experiências de missão com quem, por todo o país, se empenha na mesma área de serviço apostólico. Trata-se de rasgar os nossos horizontes, de nos deixarmos surpreender pelos sucessos e pelas perplexidades dos que, como nós, estão comprometidos na construção do Reino. A disponibilidade para partilhar a nossa vida, posta em comum, gera, como sabemos da vivência comunitária do pequeno grupo, o apoio, a avaliação, o discernimento, o envio ou a confirmação do envio, que por sua vez…

 Deixemo-nos surpreender!

Raquel Rei – Presidente da CVX-Sul

 

C.E.M à hora CVX-Sul Notas para sentir e entender os escrúpulos - Teresa Cardoso

Ontem era dia de Benfica-Sporting e de a C.E.M. à hora no CUPAV. O jogo era difícil e o tema também: as regras sobre os escrúpulos (N. 345-351). Confesso que não fiquei entusiasmado quando recebi o email a dar conta da reunião... o jogo da época acompanhado de amigos e cervejas cai melhor do que seis regras difíceis de digerir. Mandaram os escrúpulos que não mudasse de ideias e que ouvisse a Teresa Cardoso transformar, qual Liedson CVX, o difícil em fácil. Ainda bem. Apercebi-me outra vez (pela enésima vez...) da riqueza das palavras de Santo Inácio, que retirou tão bem da sua experiência aquilo que nos pode ajudar hoje a escolher o caminho. Aprendi que os escrúpulos são como uma falta a meio campo, que deve ser reprimida e, no entanto, nos pode ser muito útil. Agradeço à Teresa por nos ter conseguido transmitir tanta coisa e sugiro que pondere, sem escrúpulos desadequados, uma candidatura ao lugar de treinadora do Sporting. Bem precisávamos.

João Pereira (lateral direito) XAV

 

O que mais me tocou na reunião do passado dia 2 de Março foi o modo simples como o tema dos escrúpulos foi apresentado. Diria mesmo, que a simplicidade e a descomplicação foram as “pedras-de-toque” utilizadas pela Teresa Cardoso para nos explicar as “Notas para sentir e entender os escrúpulos”.

Efectivamente, como que a pretender retirar importância ao assunto, “abriu” a conferência dizendo que não se tratavam de “regras”, mas de meras “notas”, a utilizar apenas e tão só quando necessário. Tipo produto quase descartável, de usar e deitar fora, ou, usar e logo largar, esquecendo que se utilizou.

O tema parecia pesado e difícil, mas a Teresa soube imprimir um cunho de simplicidade a tudo o que foi dizendo sobre a matéria. Falou com clareza e tão desapaixonadamente – aqui, no bom sentido da expressão – que saí de lá com a sensação que os escrúpulos não eram, realmente, coisa boa, mas se viessem a acontecer também não seria caso de morte, havendo sempre maneira de sair da situação.

A solução estaria, se bem percebi, em Deus e em nós próprios. Em Deus, porque Ele é o único que chega e pode meter-se em qualquer recanto ou tipo de escuridão e em nós, porque Deus normalmente não prescinde do nosso discernimento e bom senso para pedir ajuda, se calhar a alguém mais sábio e experimentado.

Foi uma conferência não tanto sobre os escrúpulos propriamente ditos, mas mais sobre os escrúpulos dos escrúpulos. Foi a estes que a Teresa fez guerra e procurou fazer cair por terra. Pelo que ficou dito, a quem vier a sofrer de tal maleita bastará: chegar-se mais a Deus Nosso Senhor, pedir conselho e procurar ter presente que aquilo não é mais do que pura imaginação.

Ficámos ainda a saber que Stº. Inácio passou um muito mau bocado por causa dos escrúpulos, sendo curioso notar que ainda hoje isso serve para nos ensinar o que são e a forma de nos livrarmos deles. Que grande e bom rasto deixam os santos … e como servem!

Rosarinho (Peregrinos e Mais Além)

 Amanhã

 # 6 de Abril às 21.15h horas, no salão do CUPAV C.E.M à hora.

 E Sempre # Missa em S. João Baptista do Lumiar em cada 1º Domingo do mês. A  próxima será a 3 de Abril.   Diz-me por onde andas #  A Primavera está por toda a parte. Até em nós? http://www.snpcultura.org/paisagens_a_primavera_esta_por_toda_a_parte.html  # A arte de escutar http://www.snpcultura.org/paisagens_a_arte_de_escutar.html

Recomendado por Carmo Almeida (Sal da Terra)

Notícias da CVX-Sul, uma vez por mês

Nº 84 Fevereiro de 2011

RR

Atrasei-me a escrever este editorial. Desta vez não pela habitual falta de tempo, mas, antes, pela falta de tema. O tempo comum é tramado! O tempo da ausência de festas, de eventos, de distracções. O tempo em que nos confrontamos com as nossas rotinas, com o mesmo-de-sempre, com o que faz o nosso quotidiano e que nos sabe a nada. A tempo comum. É, no entanto, o tempo de Deus. O tempo que Deus me oferece para construir a minha festa, o meu tempo especial. 

Raquel Rei – Presidente da CVX-Sul

C.E.M à hora CVX-Sul

Regras para se ordenar doravante no comer (EE, 210-217)

No passado dia 2 de Fevereiro, noite fria e depois de um dia de trabalho, fui com alguma resistência, mas como dever de animador CVX, à reunião mensal com o tema “Regras para se ordenar doravante no comer “. E ainda bem que fui. A exposição clara, directa, actual e concreta do Pe. Hermínio sobre o tema foram a consolação do Espírito Santo para terminar o dia em beleza e graça.  De tal forma devem ser aplicáveis estas regras, no dia-a-dia de cada um, como podem ajudar grupos que constantemente se “queixam” que o dia deveria ter mais de 24h para poder ter tempo para rezar.

Conhecer Santo Inácio e Santo Inácio dar-nos a conhecer orientações concretas para a vida é sempre muito bom. Neste tema, personalizado pelo “comer” – ter em conta a época e o propósito - tudo passa por reconhecer a verdadeira importância de cada acto para assim discernir qual/quais devem ser “abominados” definitivamente dando lugar a espaço e tempo para? Estar com Ele, por Ele e para Ele.

São regras que “Podem facilmente servir para ordenar-se em: consumo; uso de televisão, outros media, viagens, exercício físico, telemóvel, espectáculos, jogos, afeições desportivas ou políticas, dependências afectivas, sono... e também no comer (escolha de restaurantes, por exemplo...)”

Zé Maria (Canónigos)

Amanhã  #  2 de Março às 21.15h horas, no salão do CUPAV C.E.M à hora.    E Sempre # Missa em S. João Baptista do Lumiar em cada 1º Domingo do mês. A  próxima será a 6 de Março.    Diz-me por onde andas # Porque é que o inútil é importante? http://www.snpcultura.org/paisagens_porque_e_que_o_inutil_e_importante.html # O que é uma refeição? http://www.snpcultura.org/paisagens_o_que_e_uma_refeicao.html # A paciência http://www.snpcultura.org/paisagens_a_paciencia.html

Recomendado por Carmo Almeida (Sal da Terra)

   Diz-me o que lês                         Nelson Mandela, lições de liderança pelos exemplos de uma vida

Desde há algum tempo que tenho vindo a admirar a pessoa de Nelson Mandela sob vários aspectos entre os quais a sua liderança. Esta minha reflexão é antes de mais sobre a pessoa, já que o líder surge na sequência da pessoa que Nelson Mandela é… é assim como que um resultado natural.

Recentemente e sob o conselho precioso de uma amiga, deparei com um livro denominado Mandela’s Way que me confrontou com os seus exemplos de vida que legitimam a sua liderança.

Herdeiro de uma tradição cultural rica, Nelson Mandela começa por viver o conceito africano denominado ubuntu que parte do principio que só somos humanos através da humanidade dos outros - querendo com isso significar segundo Nelson Mandela que “se temos que conseguir algo, então só o conseguiremos também e em igual medida pelo trabalho e contributo dos outros”. E eis-nos perante uma enorme lição de liderança – pelo reconhecimento dos outros e do seu contributo pelo que somos e conseguimos a cada momento.

Tendo vivido uma vida com inúmeros perigos, Nelson Mandela sempre demonstrou enorme coragem não querendo com isso significar que não teve medo… são inúmeras as suas referências ao medo que sentiu ao longo da sua vida. Em seu entender a coragem é a capacidade de perante o medo reconhecê-lo e ser capaz de o enfrentar mantendo a calma como referência para os que o rodeiam.

Um outro traço presente na vida de Mandela são os ideias pelo qual sempre orienta a sua vida e pelos quais mantém a sua actuação. Fiel a princípios e valores não hesita em os defender acima de tudo… No julgamento que o enviou para a prisão apresentou um testemunho longo, tendo terminado afirmando que tendo dedicado a sua vida a uma causa reafirma que tenciona dedicar a sua vida aos seus ideais e está preparado para ir até ao fim pelo aquilo que acredita.

Esta determinação associando ao facto de ter estado exposto ao perigo e à agressividade durante longos períodos da sua vida poderia deixar antever um espírito agressivo e defesa. Pelo contrário Mandela vê nos outros alguém de bem até prova em contrário. Começa por assumir que estarão a lidar com ele de boa fé, sendo que nunca se encontra referências negativas suas sobre alguém. Pessoa de uma fé profunda Mandela acredita e age na convicção de que Deus está presente nos outros. São inúmeras as referências que faz à convicção de que amar o próximo tal como agir com integridade e honra é compensador. “Agir tendo por base que os outros são pessoas integras e honradas tende a atrair a integridade e a honra se esta é a maneira como vemos os outros com quem nos relacionamos. É nisto que acredito”

Na maioria das vezes reconhecemos a liderança pelos sinais de visibilidade e exposição a que estão sujeitos os lideres. Esta visibilidade pode limitar a capacidade de se colocar na retaguarda dando espaço aos outros. Mais uma vez na tradição Africana para Nelson Mandela um líder tem que saber conduzir a partir da opinião de todos, pelo que a missão do líder pode ser ouvir, construir uma referência da vontade de todos e conduzir a uma decisão nesse sentido, mesmo que possa ir contra a sua visão pessoal.

Igualmente importante é a capacidade do líder saber desistir, tendo sido eleito Presidente, Mandela teria condições de permanecer no cargo vários mandatos se o quisesse. Consciente de que a sua missão seria definir o rumo e não navegar o barco, retirou-se no que pode ser considerado uma das suas maiores lições de liderança.

Esta minha reflexão poderia não terminar, dada a riqueza dos exemplos e a profundidade das lições.

Contudo fica-nos a paz que se sente em Nelson Mandela, seja pelas suas palavras, actos, decisões ou mesmo imagens suas. Querendo com isto significar um enorme amor por todos e a total ausência de ódio ou agressividade sendo este o maior legado que nos deixa a todos e a cada um de nós convidando-nos a seguir o seu exemplo.

“Our deepest fear is not that we are inadequate, Our deepest fear is that we are powerful beyond measure It is our light, not our darkness, that most frightens us. (…) You are a child of God. Your playing small does not serve the world. (…) It is not just in some of us: it is in everyone, And as we let our own light, we unconsciously Give other people permission to do the same” Marianne Williamson, A Return to love – excertos de um poema incluído num discurso de Nelson Mandela

Recomendado por Maria Manuel Seabra da Costa (Peregrinos)