Encontro CVX Europa

Respondendo ao apelo do Euro Team, a CVX-P este em Lille de 1 a 4 de Março, no Centro de Retiros de Haumont, para uma reunião envolvendo os Presidentes, ao Assistentes e os EuroLinks dos diferentes países da Europa. A nossa representação foi constituída pela Carla Rebelo e pelo João Cordovil Cardoso.

Neste encontro pretendeu criar-se a oportunidade para um conhecimento mais profundo da vida da nossa comunidade na Europa de modo a contribuir para a renovação da CVX como comunidade mundial, com o olhar, também, na Assembleia Mundial em Buenos Aires, no próximo verão.

Como base pra os nossos trabalhos tivemos o texto de Marcos 6, 38 (Quantos pães tendes?) e o Projects 169 (Chamada do Papa à renovação).

A nossa reflexão e oração foi guiada pela apresentação do P. Giuseppe Riggio SJ que abordou “THE IDEA OF POLYHEDRON AS COOPERATIVE APOSTOLATE”, partindo da Evangelii Gaudium – “Aqui o modelo não é a esfera, pois não é superior às partes e, nela, cada ponto é equidistante do centro, não havendo diferenças entre um ponto e o outro. O modelo é o poliedro, que reflecte a confluência de todas as partes que nele mantêm a sua originalidade. Tanto a acção pastoral como a acção política procuram reunir nesse poliedro o melhor de cada um. Ali entram os pobres com a sua cultura, os seus projectos e as suas próprias potencialidades. Até mesmo as pessoas que possam ser criticadas pelos seus erros, têm algo a oferecer que não se deve perder. É a união dos povos, que, na ordem universal, conservam a sua própria peculiaridade; é a totalidade das pessoas numa sociedade que procura um bem comum que verdadeiramente incorpore a todos.” (EG 236).

Foi um tempo de partilha e conhecimento mútuo que nos permitiu conhecer as realidades das diferentes comunidades nacionais no sentido de caminharmos para a unidade na diversidade.