Deus tem Graça

Aos meus filhos, conto histórias de Deus.

“Histórias de Deus”, podem ser quaisquer histórias, às vezes até músicas, umas eles conhecem já, mas aprendem a ver nelas um outro lado... outras não conhecem, nunca ouviram contar. Como quaisquer crianças, os olhos consomem cada palavra com uma voracidade que me indica como as suas cabecinhas estão sequiosas do momento... e as que preferem?... ah! são sempre aquelas em que eles entram também.

Numa adaptação do conto “A varanda” do Nuno Tovar de Lemos, encenei há uns anos uma história para que a Pilar e os meninos da sua idade conhecessem um bocadinho mais de Deus. Aproximava-se a sua Primeira Comunhão e pedi a colaboração dos pais dos outros meninos para que lhes preparássemos uma surpresa: um teatro! Houve pais e mães que entraram, que deram o seu melhor por aquele momento, que ensaiaram, que memorizaram, que cabularam também, houve cenógrafa, houve actor, houve cantora, houve narradoras. Umas mães fizeram de anjo, outras de árvores, vestidos todos a rigor! Cada um marcou-me na sua dedicação, um dos pais fazia de velhote, pôs as cábulas num chapéu de palha que várias vezes tirava como quem fazia uma vénia, mas o que realmente acontecia era que precisava ver as cábulas para se lembrar das deixas.

Rimos todos a bandeiras despregadas...

Foi surpresa... nenhum dos nossos filhos sabia... não sabiam do teatro, mas sobretudo de pais e crianças o feedback foi de que não sabiam que Deus também podia ter Graça.

E assim Deus entrou por ali...

Assim começava:
“NARRADORAS
Hoje vou-vos contar uma história de Deus:
Certo dia, numa varanda à entrada do Céu, encontraram-se 5 pessoas que iam conhecer pessoalmente Deus: uma pintora, uma professora, um homem com uma pasta preta, um velhote e uma rapariga com uma viola.
Então, puseram-se a conversar sobre como seria Deus. Cada um com as suas ideias. Foi uma grande confusão! Quem será que tinha razão?
Numa coisa estavam todos de acordo: Deus é tão grande que é capaz de criar o universo e ao mesmo tempo é tão pequeno que cabe dentro de um grão de areia.
Deus consegue estar em todo lado ao mesmo tempo, e também está dentro dos nossos corações.
Ele é mesmo diferente de tudo o que conhecemos!”
....

"A piedade é, realmente, uma grande fonte de lucro para quem se contenta com o que tem."