Escola de Animadores

"Na Assembleia Regional de Setembro de 2012, depois de cuidada avaliação das propostas anteriores de formação dirigidas aos animadores e outros membros da CVX-Sul, acordou-se que também o modelo do CEM à hora não servia, e que havia que procurar formação específica dos fundamentos e carisma da CVX. Foi ainda por todos sublinhada a importância do encontro regular dos animadores, não só para cuidar da sua formação, mas também para fortalecer os laços de amizade no Senhor entre os membros da nossa região.
Dando cumprimento a este mandato, a Equipa Regional pediu a colaboração da Equipa de Formação e juntas desenhamos a Escola de Animadores(...).

Embora desenhada para os animadores, para os ajudar na sua missão específica, a Escola está aberta a outros membros da comunidade com desejo de colaborarem com o seu animador ou de virem a prestar este serviço."

2013/2014

 

Reunião de animadores 5 de Fevereiro

Documentação de Apoio:

2013-10_Documento final AM Libano

Challenges for the CLC Mission

Fr Nicolas Talk CLC

2013-11-24_pp-Francisco_esortazione-ap_evangelii-gaudium

#Veja todos os documentos relacionados com a Assembleia Mundial no Libano em https://arquivo.cvxs.org/cvx/assembleia-mundial-libano2013/.

 

Reunião de animadores 4 de Dezembro

Orientação de Vida

Graça a pedir: Deixar que o Espírito conduza a minha missão de animador(a) e fortaleça o meu sentido de pertença e compromisso com a comunidade

Act 2, 42-47
Uma comunidade modelo - "Eram assíduos ao ensino dos Apóstolos, à união fraterna, à fracção do pão e às orações. Perante os inumeráveis prodígios e milagres realizados pelos Apóstolos, o temor dominava todos os espíritos. Todos os crentes viviam unidos e possuíam tudo em comum.Vendiam terras e outros bens e distribuíam o dinheiro por todos, de acordo com as necessidades de cada um. Como se tivessem uma só alma, frequentavam diariamente o templo, partiam o pão em suas casas e tomavam o alimento com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e tinham a simpatia de todo o povo. E o Senhor aumentava, todos os dias, o número dos que tinham entrado no caminho da salvação."
Pistas:
1. Como tenho vivido a graça de ser animador(a)?
2. Como me deixo conduzir nesta missão que me é confiada por Deus
através da Comunidade?
3. Como vejo a missão do animador? Vivo essa missão apenas para o meu
grupo, ou também ao serviço da Comunidade Regional?
4. Como animador(a), sou depositária(o) e veículo da identidade da CVX
e devo estar na linha da frente do serviço à Comunidade. Como me
posiciono relativamente a esta afirmação? Na vivência da minha missão
de animador(a) como está a minha disponibilidade para colaborar nos
desafios que se vão colocando à CVX-S?: iniciação, acolhimento de
grupos e membros novos, colaboração com a companhia de Jesus, outras
solicitações.
5. Que importância tem para mim aproveitar os momentos formativos que
a CVX-S e CVX-P me proporcionam?
6. Um desafio que poderá contribuir para suscitar uma maior partilha
da missão da nossa Comunidade, é a constituição da comunidade dos
animadores. Como vejo este desafio?

2012/2013

Na Assembleia Regional de Setembro de 2012, depois de cuidada avaliação das propostas anteriores de formação dirigidas aos animadores e outros membros da CVX-Sul, acordou-se que também o modelo do CEM à hora não servia, e que havia que procurar formação específica dos fundamentos e carisma da CVX. Foi ainda por todos sublinhada a importância do encontro regular dos animadores, não só para cuidar da sua formação, mas também para fortalecer os laços de amizade no Senhor entre os membros da nossa região.

Dando cumprimento a este mandato, a Equipa Regional pediu a colaboração da Equipa de Formação e juntas desenhamos a Escola de Animadores, organizada em módulos de 3 sessões, dedicadas a aprofundar os diferentes aspectos do documento “Processo de crescimento em CVX”, apresentado na Reunião Geral de Animadores em Outubro de 2012.

O programa foi apresentado e aprovado em Reunião de Animadores, em Dezembro, e a primeira sessão da Escola de Animadores teve lugar no dia 9 de Janeiro.

Embora desenhada para os animadores, para os ajudar na sua missão específica, a Escola está aberta a outros membros da comunidade com desejo de colaborarem com o seu animador ou de virem a prestar este serviço.

Programa para 2013

Módulo I     As nossas raízes 1. A CVX vai buscar as suas raízes diretamente à experiência de Inácio e não à SJ. Encontrar nessa experiência as raízes dos nossos 3 Pilares (EE, Busca de companheiros, ajudar as almas). Como viveu as dificuldades como ponto de partida para novos caminhos
2. Ir percebendo ao longo da história os traços essenciais da vocação CVX. Ver em especial ao longo da Assembleias Mundiais o modo como o Espírito nos tem conduzindo e aberto novos caminhos
3. PG 1,2,3, 4,8,12 -  Sugestões práticas de abordagem dos PG (partilha de experiências) Leitura espiritual. Ex Guião acolhimento
Módulo  II      Senhor onde moras?   4. O que propor para que os membros do Grupo façam este percurso? Dinâmicas que ajudem os animadores a descobrir meios, pistas de abordagem para atingir um ou outro dos objectivos
5.
6. Dimensão Apostólica

(para consulta das datas ver calendário em Actividades)

 

Material de Apoio

Processo Crescimento em CVX - Versão CVXP Final - brochura

 

9 de Janeiro de 2013 | Raízes-Diretamente da experiência de Inácio | Pe. Domingos de Freitas

A EXPERIÊNCIA DE INÁCIO

Autobiografia_Santo_Inácio

 

6 de Fevereiro de 2013 | Traços essenciais da vocação CVX ao longo da história | José Souto de Moura (Xis)

 

6 de Março de 2013 | Sugestões práticas de abordagem dos PG | Tintão (Xis)

PG - E. Animadores

Percurso acolhimento CVX - Bloco 3 PG V.2

Escola Animadores P. Gerais

Suplemento Progressio#38-39(1992)

 

Abril de 2013 | Desejo de Deus | Isabel Diz Nunes

Desejo de Deus EdA Abril 2013