A mensagem do lápis

Há dias, numa reunião de CVX, em que partilhávamos o rezar a nossa vida, a Maria, presenteou-nos com esta pequena história, se calhar alguns já conhecem, mas achei uma maravilha, por conter na sua simplicidade, uma enorme profundidade. E assim se reza a vida...

"O menino olhava a sua avó com curiosidade enquanto ela escrevia uma carta.

A certa altura, perguntou:

- A Avó está a escrever uma história?

A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:

- Estou a escrever sobre ti... é verdade! Mas, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou a usar: gostaria que um dia fosses como ele, quando cresceres.

O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.

- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!

- Tudo depende do modo como se olha as coisas. Neste lápis há cinco qualidades muito importantes, que se conseguires manter, serás sempre feliz e estarás em paz com o mundo.

Primeira qualidade: podes fazer grandes coisas, mas não podes esquecer nunca que existe uma mão que guia os teus passos, a que chamamos Deus.

Segunda qualidade: de vez em quando, é preciso parar de escrever, e usar o afia-lápis. isso faz com que o lápis sofra um pouco. Mas depois estará mais afiado e perfeito. Aprende a suportar algumas dores que te vão surgindo, porque nos ajudam ser melhores pessoas.

Terceira qualidade: o lápis permite o uso da borracha para limpar e corrigir o que estava errado. Corrigir o que fizemos mal é importante para construir um caminho mais justo.

Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira, nem a cor, nem a sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Também connosco o mais importante é o que está por dentro.

Quinta qualidade: o lápis por onde passa deixa sempre uma marca... maior ou menor... Assim acontece com tudo o que fizeres na vida. Tudo o que fizeres fica com a tua marca. Por isso tenta ser perfeito em cada coisa que fazes. Procura que os teus desenhos sejam lindos!

O neto ouvia com atenção tudo o que a sua Avó lhe dizia, e gravou na sua memória fresca a interessante mensagem e prometeu vivê-la, tentando em cada dia uma escrita mais perfeita, sempre assistido pela mão invisível de Deus."

 (autor desconhecido)