Radicais Livres

radical adj. 2 gén. referente à raiz; fundamental; completo
livre adj. 2 gén. que tem liberdade; independente; salvo
 

Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que os radicais livres eram moléculas ou átomos com um número ímpar de electrões, mas recentes descobertas vieram provar que afinal são ainda mais complexos.

Diz que é uma espécie de grupo composto por indivíduos de ambos os sexos, em diferentes estados civis e com idade para terem juízo. Não obstante as diferentes profissões que exercem oficialmente, são suspeitos de trabalhar na construção de uma missão com o nome de código “Reino de Deus”, uma realidade que muitos analistas entendem estar próxima.

Fazem parte de uma empresa comum, integrada numa multinacional com filiais nas grandes praças mundiais, como Londres, Nova Iorque e Covilhã.

Costumam ser vistos reunidos, a cada quinze dias, em nome de alguém que asseguram estar no meio deles e lhes dá a razão de ser. Encontram-se, invariavelmente, no domicílio fiscal de indivíduos de nome próprio Marta, em lugares com nomes telúricos, como Ameixoeira e Miraflores.

Fora do seu habitat natural, já foram observados fazendo uso da música e também da dança para animar serviços religiosos ou espaços de diversão nocturna, sendo facilmente confundidos, no primeiro caso, com Focolares e, no segundo, com Carismáticos. Contudo, após uma análise aturada, verifica-se que o seu princípio e o seu fundamento são inconfundíveis: baseiam-se na chamada espiritualidade inaciana, pelo que podem assumir um de três estados: contemplativo, activo e “contemplativo na acção”.

O seu objectivo é tornar-se naquilo que são (vide definição supra de “radicais” e “livres”), o que, à primeira vista, parece fácil, mas afinal dá mais trabalho que os TPC que são chamados a resolver, partilhar e avaliar.

Têm cuidado com a alimentação, vivendo não só de pão, mas também de palavras de vida eterna, bem como de algumas variedades de chá e dos chocolates que trouxerem para a partilha. Além disso, praticam exercícios (sobretudo espirituais) e deitam-se cedo, excepto na noite da sua reunião.

Desde que nasceram, em Dezembro de 2008, os radicais livres têm crescido em estatura, sabedoria e graça, esperando vir a dar muito fruto.