MISSÃO + MISSÃO

Caríssimo/as:

Estamos em crise. A vida não está fácil. Mas, por isso mesmo, somos chamados a estar mais sensíveis às dificuldades dos outros, aqueles a quem a crise torna a vida mil vezes mais difícil do que a nós.

A maioria de vocês conhece, de certeza, os Leigos para o Desenvolvimento (LD), uma ONGD ligada à Companhia de Jesus, como nós, que há já mais de 25 anos desafia anualmente jovens a pôr os seus talentos e competências ao serviço dos outros, trabalhando como voluntários em diversos PALOP e também em Timor‐Leste.

Houve sempre uma grande proximidade entre os LD e a CVX. Um imenso número de Leigos regressados de missão ingressaram na nossa comunidade. Da CVX partiram muitos para uma experiência de missão com os LD.

Como muitos de vocês também saberão, os Leigos para o Desenvolvimento lutam, de forma quase permanente, com grandes dificuldades financeiras. Neste tempo de crise, como devem calcular, as coisas pioraram bastante.

Em anos anteriores, a CVX procurou já, pontualmente, apoiar financeiramente os LD. Este ano, contudo, considerando a comunidade sólida e madura que somos, resolvemos fazê‐lo de uma forma mais estruturada. Assim, disponibilizámo‐nos para apoiar o arranque da nova missão dos LD, no sul da ilha de S. Tomé, em Porto Alegre, a zona mais pobre da ilha, financiando concretamente os custos de um dos leigos que para aí partisse em missão. O projecto visa o apoio à educação das crianças, a formação profissional e a dinamização da comunidade local. Para mais detalhes poderão consultar o documento em anexo. O montante que nos comprometemos a financiar será de 8.000 €.

A comunidade LD é formada por 4 voluntários: o Nuno Fonseca (no seu segundo ano de missão em S. Tomé), a Catarina Marcos, a Mariana Pimenta e o Zezé Souto Moura.

Pedimos assim a cada um de vocês que reze este projecto (individualmente e em partilha no pequeno grupo), e que decida, em consciência, qual o valor com que pode contribuir.

A recolha dos contributos será feita durante todo este último trimestre de 2011, até ao Natal.

Para que este possa ser verdadeiramente um projecto de toda a comunidade, dar‐vos‐emos notícias regulares do valor na conta. Relataremos também, a par e passo, durante todo o ano, os progressos da missão “Rumo ao Sul”, as suas vitórias e dificuldades pedindo‐vos que mantenham os LD, e especialmente esta missão, nas vossas orações.

Os Leigos para o Desenvolvimento contam connosco. Nós, na equipa nacional, contamos com todos vocês. Desejamos que a colaboração na mesma missão que une a CVX e os Leigos para o Desenvolvimento nos ajude a todos a ser mais em missão, mesmo em tempos de crise.

Um abraço grande

A Presidente da CVXP

Teresa Sabido Costa