Escutar a Cidade – 16 de abril, Fórum Lisboa

Pobreza, emprego e crise financeira são, talvez, as questões mais cruciais que a sociedade portuguesa enfrenta. Os pobres são também os preferidos do Senhor. E é sobre eles e sobre a falta de empregos resultantes da atual crise financeira que a próxima sessão do “Escutar a Cidade” se debruça.

O encontro decorre no Fórum Lisboa, na quinta-feira, dia 16 de abril, a partir das 19h00.

Escutar a Cidade
Para nos desafiarem a pensar e a agir em ordem à erradicação da pobreza, ao crescimento do emprego e à superação da crise financeira, contamos com Fernando Alves (jornalista), António Brandão Guedes (perito em relações de trabalho e sindicalismo), Isabel Guerra (socióloga) e Pedro Lains (economista).

Perante a dimensão e a intensidade dos problemas que conhecemos somos tentados a desesperar, a sentirmo-nos impotentes, a desvalorizar a importância do que pode ser a nossa atenção, a nossa voz e a nossa intervenção. Por isso mesmo, mais relevante se torna escutar os desafios daqueles que esperam, sobre estes problemas, respostas das comunidades cristãs da diocese. Este é o sentido do convite que lhe fazemos para participar nesta sessão e para a divulgar junto dos seus amigos e conhecidos. Acreditamos que o percurso  sinodal já realizado nos ensina como a disponibilidade da escuta leva à mudança.


 

Escutar a Cidade é um convite a que os católicos da diocese de Lisboa se deixem interrogar por pessoas que, vivendo no mesmo tecido social, mas não partilhando a condição de pertença eclesial, enunciem uma reflexão pertinente sobre aspetos decisivos da sociedade, da economia, da cultura e dos modos de vida que marcam o território da diocese.