Eleger as equipas de serviço na CVX

4º capítulo

 

"Eleger as equipas de serviço na CVX não é exactamente o mesmo que eleger os corpos sociais de uma qualquer Associação. Para os candidatos trata-se de um chamamento a um serviço, um chamamento que é mediado pela comunidade. É fundamental portanto que, quer a indicação dos candidatos, quer a sua eleição, resultem de um processo de discernimento, que é feito primeiro que tudo ao nível dos pequenos grupos."

  

Quem pode ser candidato à Equipa Nacional (EN)?

 

Os estatutos referem que podem ser candidatos todos os membro que pertençam à CVX há pelo menos 4 anos e que mostrem uma adesão clara ao estilo de vida CVX no que se refere aos seus 3 pilares, espiritualidade, comunidade e missão. Explicitam em seguida que esta adesão ao estilo de vida implica, necessariamente, a prática regular de Exercícios Espirituais. Em que outros aspectos se manifesta a adesão ao estilo de vida CVX ou, posto de maneira mais simples, quais os membros da CVX que se pode considerar que cumprem os critérios acima referidos, cabe a cada pequeno grupo discernir.

 

No que respeita aos candidatos a Presidente da CVX-P exige-se ainda que tenham feito, pelo menos, o compromisso temporário.

 

Como se encontram os candidatos à EN?

 

Quando convocar a Assembleia Nacional a Equipa Nacional solicitará a todos os pequenos grupos e também às equipas regionais que proponham nomes de candidatos para a nova equipa nacional. Os grupos devem propor, separadamente, nomes de candidatos para Presidente e nomes de candidatos para a restante equipa, sem referência aos cargos a ocupar. Como já foi dito é muito importante que estas propostas resultem de um processo de discernimento conduzido no pequeno grupo.

 

Como se faz a selecção dos candidatos propostos para a EN?

 

Não se trata propriamente de uma selecção. Após a recepção das propostas a Equipa Nacional contacta todos os nomeados, que deverão por sua vez discernir, conjuntamente com o seu pequeno grupo, a sua disponibilidade para responderem a este chamamento. Uma vez obtidas as respostas de todos os nomeados, a Equipa Nacional elabora a lista de candidatos e a suas fichas pessoais, que são distribuídas a todos os grupos.

 

A eleição decorrerá durante a Assembleia Nacional, onde estarão presentes dois representantes de cada grupo. Para que a eleição seja verdadeiramente expressão do querer da comunidade é importante que estes 2 membros funcionem realmente como representantes, ou seja, sejam porta-vozes das decisões do seu grupo.

Deste modo, e a partir da lista de candidatos, o pequeno grupo deverá procurar novamente discernir quais os candidatos que considera mais adequados. Para que isso possa ser feito, e considerando que as características da nossa comunidade não facilitam o conhecimento entre os membros de diferentes grupos, sobretudo os que estejam em CVX há menos tempo, é importante que o grupo – e aqui o animador tem um papel importante porque é, por excelência, o elemento de ligação com a comunidade alargada - faça um esforço para reunir informação que considere relevante sobre os diversos candidatos, para além da que consta das fichas.