Sal da Terra

Mateus 5, 13
«Vós sois o sal da terra,
e se o sal for insípido, com que se há de salgar?
Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.»

 

O grupo Sal da Terra começou como CVX ABC, o início, os primeiros passos, as primeiras palavras.Percorrido este caminho inicial, embora apenas por alguns dos elementos actuais, não fazia sentido continuar a carregar um nome já tinha cumprido o seu objectivo…

CVX Julho 2009…Precisávamos de mais, de mais sentido e significado para o grupo, que então se tinha tornado coeso, mais identidade, mais referência, sabor, de mais Sal, no fundo! Foi então que a 10 de Fevereiro de 2009 nos transformámos em Sal da Terra!

O sal, só por si, não tem valor - “Serás tão pobre que nem sal tenhas” - lá diz o ditado. Ganha-o na medida em que faz sobressair o sabor dos alimentos. Altera-lhes o sabor, melhora, estraga, depende da quantidade e situação em que se usa. Tal e qual como nos relacionamos com os outros: se somos subtis e delicados ou invasivos e perturbadores. O sal desidrata, conserva os alimentos, impedindo a proliferação de microrganismos patogénicos – esteriliza. Tal como o Homem esteriliza a sua vida, não se dando aos outros ou fazendo-o negativamente. O sal tem sabor, mas não tem cheiro, tal como não tem sentido a vida humana voltada só para si. Desta forma, o Homem é o sal, que, interagindo com os outros, dá sentido às suas vidas e à sua vida – a gratificação de ter “alterado” alguma coisa nos outros. Quando a água do mar evapora são os cristais de sal que ficam, tal como é relembrada a vida e obra do Homem que interagiu, que cresceu e fez crescer, que ajudou, que cumpriu a sua missão na Terra como Cristão – que foi o Sal da Terra.

Como serei? Sal da Terra ou Insípido? Toco a vida dos outros ou sou uma pedra que entra, sem argamassa, na construção de uma parede? Deixo sabor e marca ou caracterizo-me pela inércia?

…e por isso, Sal da Terra é também o testemunho de Cristo na Terra, viver segundo a vontade de Deus e encontrá-Lo em todas as coisas!!

 

Desde 2009, fomos crescendo e nos multiplicando! Faz sentido, por isso, anexar uma foto mais actualizada do nosso grupo com os membros que entraram em 2010. Falta uma pessoa, que não pode estar presente neste jantar de fim de ano, mas que faz parte do grupo desde que somos “Sal da Terra”!

 

Animadora: Carmo Almeida
Guia: P. Jorge Oliveira sj