CVX-P desafiada a rezar pelos cristãos do Iraque

Caríssimos

Pede-nos a Equipa Nacional que transmitamos um apelo chegado do Iraque através da CVX do Egipto:

O Sameth, que esteve connosco em Fátima em 2008, na Assembleia Mundial, como delegado pela CVX do Egipto enviou-nos – através da Marta Rebelo -  uma carta de duas Irmãs de Bagdad, contando o massacre de um grupo de cristãos durante a celebração de uma missa, na Igreja de Saydat-al-Negat - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Bagdad. O massacre ocorreu no final do mês de Outubro, exactamente na mesma altura em que nos reunimos em Fátima na nossa Assembleia Nacional.

 

O massacre foi reivindicado por um grupo terrorista ligado à AL QAEDA que, nos últimos anos, tem realizado numerosos ataques às comunidades cristãs no Iraque, de tal modo que muitos dos cristãos optaram já por fugir do País.

 

Gostaria assim de vos propor que, durante este ano, a CVX de Portugal se junte à CVX do Egipto e estabeleça um corrente de oração pelos nossos irmãos do Iraque.

Todos sabemos que este não é o único lugar no mundo onde os cristãos são perseguidos e que decorrem provavelmente em muitas regiões massacres bem piores do que este, de que provavelmente nem nunca chegaremos a ouvir falar. Mas mesmo concentrando-nos neste pequeno grupo, estaremos no fundo a rezar contra o ódio e a violência gratuita em todas as partes do mundo. É também, como dizia a Marta, uma forma de sentir com a Igreja Universal e de estarmos mais atentos ao que por vezes parece muito distante.

 

Pedia-lhes pois que lançassem esta proposta às vossas comunidades regionais durante a próxima reunião de animadores. Junto envio a carta das Irmãs de Bagdad, já traduzida, para a poderem ler na altura, se acharem conveniente. Propunha-lhes que fizessem um momento de oração pelas vítimas deste massacre e por todas as vítimas de todos os massacres que tem ocorrido no Iraque, de cristãos e muçulmanos, e que depois propusessem aos pequenos grupos prosseguirem esta corrente de oração durante todo o ano de 2010/2011. Gostaria também que sublinhassem, junto das vossas comunidades, que esta perseguição não é uma perseguição dos muçulmanos contra os cristãos mas um ataque de um grupo de terroristas. Neste exercício de oração é importante sermos capazes de olhar (também) esta realidade com o olhar amoroso de Deus que ama da mesma maneira cada um dos seus filhos.

 

Pelo nosso lado, Equipa Nacional, iremos tentar mantermo-nos a par do que se vai passando, através do Sameth ou dos jornais!

 

Muito obrigada!

 

Um grande abraço para cada um de vocês

 

 

Teresa